Notícia Hoje

Fraude em concurso de Santa Cecília vazou gabarito e mudou resultados

A fraude que aconteceu no concurso público de Santa Cecília vazou gabaritos e mudou resultados. A afirmação foi feita pelo promotor responsável pela investigação da Gaeco, Joel Rogério Furtado Júnior. A operação “X da Questão” foi deflagrada na manhã de quarta-feira, 16.

(Foto; Michel Teixeira)
(Foto; Michel Teixeira)

Segundo o promotor a intenção da fraude era beneficiar pelo menos cinco trabalhadores temporários da prefeitura para que se tornassem efetivos por meio do concurso.

Publicidade

Entre os presos estão sete agentes públicos — todos da prefeitura de Santa Cecília — e quatro empresários (dois de Blumenau, um de Lontras e um de Santa Cecília). Depois de ouvidos, os presos seguirão para o Presídio de Lages.

Também foram cumpridos nesta quarta 16 mandados de busca e apreensão — um em Bombinhas, um em Lontras, um em Curitibanos, três em Blumenau e 10 em Santa Cecília — e quatro de condução coercitiva. Foram apreendidos ainda documentos relacionados ao concurso na prefeitura de Santa Cecília, em residências, salas comerciais e na sede da empresa que realizou o certame.

A investigação vem sendo conduzida pela Promotoria de Justiça de Santa Cecília desde fevereiro deste ano, com apoio do Gaeco, e a operação foi deflagrada após a divulgação do resultado das provas, que ocorreu na terça-feira. Segundo a apuração, os supostos crimes ocorriam com a participação de servidores públicos da prefeitura de Santa Cecília, em conluio com empresários da região do Alto Vale e Vale do Itajaí.

O inquérito vai continuar apurando se há mais envolvidos no caso e se há possibilidade de concursos feitos pela mesma empresa em outros municípios catarinenses também terem sido fraudados.

A empresa envolvida é a Nebus Concursos, com sede em Blumenau. O Diário Catarinense tentou entrar em contato com a companhia, mas ninguém atendeu durante toda a tarde de quarta-feira no telefone fixo disponibilizado no site da empresa e o celular informado estava desligado.

 O que disse o prefeito de Santa Cecília

O prefeito de Santa Cecília, Domingos Scariot Junior, emitiu nota a respeito do trabalho da GAECO. Segundo ele, a Prefeitura contratou uma empresa através de processo licitatório para elaborar, organizar, realizar e desenvolver os métodos das provas do Concurso Público.

Ele ainda destacou que respeita a justiça e espera que as pessoas ouvidas e investigadas sejam julgadas justamente e afirmou que o concurso foi aberto a todos, sem distinção de cor, credo religioso, parentesco ou algo que venha causar constrangimento e que, jamais tentou influenciar no resultado do concurso e condena qualquer fraude.

Além disso, o prefeito ressaltou que a administração está colaborando com as investigações do Ministério Público Estadual e Polícia Federal e que está à disposição para quaisquer esclarecimentos e irá colaborar com o GAECO em tudo que for necessário.

O que disse o prefeito de Curitibanos

O prefeito de Curitibanos, José Antoniuo Guidi (Dudão), afirmou, para o Portal Via Pública Online que nada tem a ver com o Município.

“Existem pessoas que Curitibanos que estão envolvidas com o concurso de Santa Cecília, mas nada a ver com o Município de Curitibanos ou concurso em Curitibanos. Nós não recebemos nada e temos muita tranquilidade em dizer que os concursos que esta gestão realizou foram todos com muita lisura e bom trato com a coisa pública. Estamos bastante tranquilos”, completou.

 

Sair da versão mobile