Um foco mosquito Aedes aegypti foi encontrado em uma armadilha da Vigilância Epidemiológica de Caçador. As larvas estavam no terreno de uma transportadora, localizada próximo ao elevado do Tedesco.
“O mosquito possivelmente veio com um dos veículos de fora para Caçador e deixou seus ovos na armadilha”, comenta o diretor da Vigilância Epidemiológica, Célio Becker.
Os agentes de combate a endemias do município fizeram a coleta e enviaram as larvas para análise. “Com a confirmação, o procedimento é iniciar um levantamento nos arredores para ver se a fêmea colocou seus ovos em mais locais. A busca encerrou na segunda-feira, 12, e nenhum outro foco foi localizado”, destaca o diretor.
Mesmo com o monitoramento por parte da Secretaria de Saúde, os cidadãos precisam estar atentos aos possíveis criadouros do mosquito.
“Estamos tendo dias quentes e com chuvas rápidas e isso pode fazer com que as possíveis ovas, que duram por bastante tempo, eclodam. Por isso é necessário eliminar todo e qualquer tipo de vasilhame que possa acumular água. Colocar areia nos pratos das flores, ou ainda fazer limpeza semanal no caso de potes de água para animais”, finaliza Célio.