A Vice-Presidência da FIESC Regional Centro Norte e os Sindicatos Patronais da Indústria realizaram nesta quinta-feira, 3, o evento: Encontro com Contadores e Empresários no auditório do SESI de Caçador. Na ocasião foram repassadas orientações sobre o SPED EFD- Bloco K- Controle da Produção e do Estoque. Cerca de 50 profissionais, representantes de indústrias e empresas de Contabilidade participaram do evento. A palestra foi ministrada por Vicente Sevilha Junior, consultor da CNI e especialista em negócios de alto crescimento.
Uma das etapas mais importantes e desafiadoras do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) será a implantação do Bloco K, destinada ao controle da produção e do estoque. Indústrias e contadores deverão trabalhar juntos para atender as exigências legais e principalmente para fazer o correto controle da produção e dos estoques.
O vice-presidente regional da FIESC Gilberto Seleme abriu o evento. Em seu pronunciamento, destacou que a partir de janeiro de 2016, 2017 ou 2018, dependendo da indústria, a entrega do Bloco K será obrigatória para indústrias que estão enquadradas no lucro presumido ou no lucro real; mas poucas indústrias estão de fato preparadas para esta nova exigência. “E mesmo as que estão se adaptando, ainda tem muitas dúvidas e dificuldades para cumprir todos os processos necessários para entregar o Bloco K. Esta é mais uma iniciativa da FIESC, para ajudar a indústria, através das suas casas e dos Sindicatos. A FIESC sempre procura estar um passo a frente e busca através do associativismo contribuir para o desenvolvimento do setor industrial”, salienta.