A FIESC, através do SENAI está implantando no Hospital Maicé de Caçador o Programa 5S, considerado um importante instrumento de gestão da qualidade e produtividade. É um projeto de dois anos que envolve todos os setores do Hospital. “É mais uma importante ação para ajudar o Hospital que faz parte da comunidade de Caçador e região, que atende o trabalhador da indústria, então a FIESC também é parceria desta causa”, afirma Gilberto Seleme, vice-presidente regional da FIESC.
Carlos Eduardo Schuller, coordenador de educação do Senai Caçador explica que o programa 5S iniciou no hospital com a sensibilização dos colaboradores, através de capacitações. Também já foi realizado o chamado dia D, com a aplicação dos três primeiros sensos: Utilização, Ordenação e Limpeza. A partir de agora terá início a etapa de treinamento dos auditores e elaboração da documentação para as auditorias. “A implementação da metodologia 5S em hospitais melhora as relações de trabalho com a devida redução do nível de estresse dos funcionários, assim como um significativo aumento da eficiência e da produtividade desses colaboradores, a eliminação do desperdício, a redução de custos, o melhor acesso a materiais, ferramentas e documentos”, destaca.
O diretor do Senai, Rogério Mattos salienta também que o 5S tem grande importância no processo de mudanças, para a implantação de um programa de qualidade total no Hospital. “Para todos nós do SENAI este trabalho está sendo um êxito muito grande, estamos trabalhando com a quebra de paradigmas nesta ação em ambiente hospitalar”, comenta.
O diretor superintendente do Hospital Sergio Schmitz Junior comenta que a implantação do 5s, será o primeiro passo para posteriormente se trabalhar em busca de uma acreditação hospitalar nesta nova fase.