Notícia Hoje

Exército de Porto União ergue ponte flutuante em horas e une cidades devastadas pela chuva no RS

Militares de Porto União reativaram a passagem entre municípios atingidos pelas chuvas no RS, beneficiando cerca de 3,5 mil pessoas

O 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Porto União (SC), está atuando desde o dia 1º de maio no resgate e apoio à população do Rio Grande do Sul, que sofre com as fortes cheias.

No estado vizinho, os militares construíram uma passadeira de alumínio, que funciona como uma ponte entre a cidade de Lajeado e Arroio do Meio, devastadas pelas chuvas.

Publicidade

A montagem da estrutura foi iniciada na noite de terça-feira (14) e finalizada na madrugada de quarta-feira (15). Desde então, o Exército conseguiu reativar a passagem a pé entre os municípios, permitindo a transposição de cerca de 3,5 mil pessoas por dia.

“Consiste numa equipagem onde colocamos suporte flutuantes e sobre os suportes são fixados painéis, onde as pessoas passam de um lado para o outro do rio. Então, trabalhamos durante toda a noite após uma preparação das margens para que na manhã de quarta-feira já estivesse liberado. Agora estamos lá 24 horas ajudando”, explicou o tenente-coronel Diego da Silva Agostini, comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado.

O batalhão de Porto União também tem atuado em São Valentim do Sul, onde realiza trabalho de desobstrução de vias. Além disso, no dia 1º de maio, uma equipe dos militares foi para Porto Alegre, levando uma equipagem de Portada Pesada chamada IRB (Improved Ribbon Bridge). Lá realizaram trabalhos de resgate de pessoas e animais, bem como transporte de combustível, mantimentos e doações.

Com informações ND Mais 

LEIA TAMBÉM: Cadela Moana, de Navegantes, encontra corpo soterrado no Rio Grande do Sul

Sair da versão mobile