Ícone do site Notícia Hoje

Exame descarta suspeitas de nova variante da Covid-19 em Santa Catarina

Dois casos suspeitos da nova variante da Covid-19 em Santa Catarina foram descartados pela Fiocruz/RJ (Fundação Oswaldo Cruz). O resultado da análise foi recebido pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) nesta quinta-feira (14).

A situação foi informada pelo órgão no dia 1º de janeiro. De acordo com a diretoria, os suspeitos eram viajantes, vindos de Londres, na Inglaterra, e moram em Joinville, no Norte do Estado.

Publicidade

Após a realização de testes e a coleta de amostras, em dezembro, elas foram encaminhadas à Fiocruz que, após investigação, descartou a mutação do vírus.

Ainda de acordo com a Dive, todos os contatos dos casos suspeitos foram identificados e orientados sobre o isolamento social, além de serem monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Os dois pacientes passam bem. A identidade deles não foi divulgada. Estes eram os únicos casos suspeitos da nova variante em investigação no Estado.

Nova variante do vírus

A nova mutação foi detectada pela primeira vez no sudeste da Inglaterra em setembro. Segundo o primeiro-ministro Boris Johnson, ela pode ser até 70% mais transmissível do que as versões anteriores do vírus. Além do país europeu, os Estados Unidos também já registraram casos da nova cepa.

No Brasil, os primeiros casos da nova variante foram confirmados no início do mês em São Paulo.

Com informações ND Mais 

Sair da versão mobile