Ícone do site Notícia Hoje

Estudante do SENAI disputa torneio de educação profissional

A competição será o primeiro passo, que pode levar os competidores ao topo do ranking da educação profissional no mundo

Caçadorense Lucas Alves de Goes participará de 26 a 30 de outubro da Olimpíada do Conhecimento

Cerca de 140 estudantes do SENAI de Santa Catarina (entidade da FIESC) disputam nos próximos dias 26 a 30, a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, na qual os alunos apresentam seus conhecimentos, habilidades e atitudes na execução de tarefas profissionais.

Nas provas, os alunos vão realizar atividades típicas de cada profissão. Pode ser, por exemplo, a instalação de um projeto elétrico residencial ou industrial, a confecção de uma peça mecânica ou o desenvolvimento de um software. O estudante Lucas Alves de Goes, do SENAI de Caçador estará na disputa. Ele irá desenvolver um software de gestão específico para o setor hoteleiro.

Publicidade

Os competidores serão avaliados pela excelência do projeto ou produto final, pela capacidade de planejamento, bom aproveitamento de recursos e materiais e também por aspectos comportamentais, como o respeito às pessoas (demais competidores, avaliadores), ao meio ambiente, à legislação, etc.

A competição será o primeiro passo, que pode levar os competidores ao topo do ranking da educação profissional no mundo. A competição reunirá alunos de 19 cidades catarinenses. Este ano, a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento será realizada nas unidades do SENAI em Joinville, Blumenau, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul.

A equipe de Caçador é composta ainda por Fabiana Kremer Pereira, que será chefe de Equipe (Delegado Técnico) em Blumenau e Cezar Augusto Lanzarini, avaliador que atuará em São Bento do Sul.

O competidor caçadorense, Lucas Alves de Goes é aluno do 3o ano do Ensino Médio do Colégio Santo Damo. Começou no SENAI no ano passado no curso de Aprendizagem Eletrônica. Este ano, está fazendo o curso de Técnico em Informática. Seu projeto para o futuro é ser desenvolvedor de softwares. “Estou muito ansioso para esta competição, quero começar logo e apresentar o que sei fazer”, comenta o estudante.

O professor Cezar Augusto Lanzarini será o avaliador do projeto do Lucas e também de outros competidores, mas até o início da disputa, estará auxiliando e orientando o estudante para ele obter o melhor resultado. “Já são 200 dias de trabalho juntos, com treinamento para o Lucas conseguir melhorar sua capacidade de desenvolvimento do software, desenvolvimento de interface, banco de dados e outros. É muito trabalho envolvido, mas estamos confiantes. O Lucas é um dos competidores entre 12 da área de informática e vai mostrar nesta competição o resultado do aprendizado obtido no SENAI. O sistema que será desenvolvimento por ele é de gestão para o setor hoteleiro, com características específicas para a área”, explica.

 

Seletiva para a etapa nacional

Na edição 2015, a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento realizará competições em 35 ocupações (profissões) industriais, com a participação de aproximadamente 130 docentes avaliadores. Os dois primeiros colocados em cada ocupação se habilitam para disputar a vaga catarinense para a fase nacional, que é classificatória para a WorldSkills Competition, que, em 2017, será em Abu Dhabi.

O SENAI espera receber 18 mil visitantes, que, além de ver de perto a realização das provas, poderão conhecer a estrutura da entidade e acompanhar o Inova SENAI, unidades móveis do SESI Ciências, minicursos do IEL/SC, atividades do Movimento A Indústria pela Educação e eventos promovidos pelos apoiadores e patrocinadores. Uma das atrações é o Ciência em Show.

 

Inova SENAI

Atividade paralela à Olimpíada, a Mostra Inova SENAI será realizada em São Bento do Sul, reunindo 15 projetos inovadores, criados por estudantes, professores ou pesquisadores da instituição. Os trabalhos – que integram as categorias tecnologias educacionais, tecnologia inclusiva, processo e produto – foram selecionados entre 216 projetos inscritos e que mobilizaram mais de 480 profissionais, de 25 unidades do SENAI, em seu desenvolvimento. São projetos como tijolos com encaixes (como peças de montar Lego), creme de leite de arroz, sorvete de azeite de oliva, dispositivo para redução de consumo de água em empresas ou residências e a loja adaptada para o autoatendimento de pessoas cegas ou com baixa visão. Nas demais sedes da Olimpíada, os projetos serão apresentados em vídeo. Os votos dos visitantes contarão na avaliação final dos projetos e na premiação.

Patrocinadores

A etapa estadual catarinense 2015 da Olimpíada do Conhecimento tem o patrocínio de Lectra, Mecatronix (Neoyama), Audaces, Komeco, Amanco, BWM, Minipa, Yuzhou, SCM Tecmatic, Altenburg, Bondmann, Romi, Parcus, Wifer, Deb’Maq, Adeptmec, Tractebel, Mastercam, Arcelor Mittal, Automatus, Mogk, Condor, Buddemeyer e Virtual Automação.

Sair da versão mobile