Foi feita a escolha dos vencedores do concurso Recicla CDL na Escola, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador, em parceria com o Sicoob e a Secretaria Municipal de Educação. Foram selecionados um desenho e uma redação que representarão o município na fase estadual da competição, que será realizada em novembro. A iniciativa é da FCDL.
O objetivo do concurso, que esse ano tem como tema “Aquecimento Global”, é conscientizar os alunos no que se refere à importância dos cuidados com o meio ambiente.
Cada um dos participantes teve que responder a pergunta: “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”. A resposta dos alunos do 1º ao 5º ano foi através de um desenho. Já os alunos do 6º ao 9º ano tiveram que elaborar uma redação.
Cada uma das escolas municipais escolheu um representante de cada categoria e os vencedores foram definidos por uma equipe da Secretaria de Educação.
A vencedora na categoria redação foi Bruna Fachin Abati, do 8º ano da escola Alcides Tombini, orientada pelo professor Eduardo Neri. Já a vencedora no quesito desenho foi Gabriele Nonatto,do 4º ano da escola Alto Bonito, sob orientação da professora Ione Chiarelo.
Ambas receberão um Kit escolar como premiação e representam o município na fase estadual, onde concorrem a um tablet cada. Na próxima etapa, os professores orientadores também serão premiados com um tablet.
Para o presidente da CDL, Valtair Cardoso de Vargas, essa é uma maneira de conscientizar toda a sociedade. “O Recicla CDl na Escola é uma campanha da FCDL junto com a CDL, para incentivar as crianças desde cedo a pensarem na ecologia e na preservação do meio ambiente. Também através das crianças, os adultos se sensibilizam melhor, pois elas cobram dos pais, e com isso começa em casa a preservação e a reciclagem”, enalteceu.
Para a representante da Secretaria de Educação, Karine Basso Boscari, a participação dos alunos foi excelente. “Eles entenderam a proposta e demonstraram a preocupação no que diz respeito à preservação, destacando a importância do trabalho coletivo para combater a poluição e o desmatamento”, completou.