Notícia Hoje

Epagri de Caçador recebe visitantes de todas as idades

Semanalmente a Estação Experimental da Epagri de Caçador (EECD) abre suas portas para receber visitantes que querem conhecer as suas instalações. No mês de março, 40 alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Bom Jesus Aurora,, visitaram a EECD e no dia 10 de abril, um grupo de 15 senhoras da Melhor Idade da Sociedade Caçadorense de Bochas esteve visitando a estação.

Os visitantes foram recebidos e acompanhados pelas pesquisadoras Janaína Pereira dos Santos e Janice Valmorbida. Na ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer o pomar vitrine de maçãs e o Laboratório de Entomologia.

Publicidade

No pomar vitrine foram apresentadas as principais cultivares de macieira desenvolvidas e lançadas pela Epagri. No Laboratório de Entomologia a visita foi destinada ao Museu Entomológico, que contempla mais de 9.000 exemplares de artrópodes (aranhas, insetos, ácaros e escorpiões).

De acordo com a responsável pelo Laboratório de Entomologia, Dra. Janaína, a coleção de insetos e aranhas é utilizada como material didático para estudantes de escolas da região, acadêmicos de universidades de cursos afins a área agrícola e à comunidade em geral. “O material presente no Museu também serve para orientar os visitantes sobre a importância dos artrópodes que são pragas na agricultura, os que transmitem doenças e os que são benéficos ao homem e a natureza. A coleção permite que o público reconheça quais animais são realmente perigosos e quais são benéficos”, explicou.

Na EECD há também uma pequena coleção de serpentes que representam parte da biodiversidade local. “Esses animais foram coletados na região de Caçador e catalogados em parceria com a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)”, finaliza.

Vale  lembrar que as visitas à Epagri são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone: (49) 3561 6800, das 07h45min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.

Sair da versão mobile