Notícia Hoje

Empresários e empreendedores de Caçador participam de curso de Administração de Pequenos Negócios

Onze empreendedores que integram o trade turístico, mais uma ação do Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) – Revitalização dos Setores Produtivos e Fomento ao Empreendedorismo de Caçador, participaram do curso Administração de Pequenos Negócios (APN). O curso com 14 horas de instrutoria foi realizado no auditório da Prefeitura e teve como instrutor o consultor credenciado do Sebrae Sandro Bortolini.

tirismo caçador (1)

Publicidade

O treinamento possibilitou aos participantes, perceber que o planejamento requer organização, controle, ferramentas, tomada de decisões e correção de rumos. Além disso, orientou-os sobre o foco no mercado e no cliente e para a organização interna, garantindo controle sobre os pagamentos, recebimentos e sobre a movimentação financeira. Foram abordados assuntos como preço de mercado, análise de valor, indicadores de resultados, marketing (os 4 P´s), custos e preço de venda, administração financeira, movimentação financeira, contas a pagar e a receber, estoques e fluxo de caixa.

Entre os benefícios para quem participou do curso estão: o estabelecimento de objetivos empresariais, formação de preços do produto/serviço e as estratégias de atuação no mercado; organização da área financeira, contas e pagar e a receber; estabelecimento de metas e formas de medir o alcance delas; organização da estrutura interna e das rotinas da empresa para que exista controle sobre as finanças; estabelecimento de formas de avaliar o trabalho dos colaboradores e o desempenho geral do negócio.

Segundo a coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi, a capacitação objetivou aos participantes a reciclagem acerca dos conceitos de gestão na prática, bem como a oportunidade de integração, fortalecendo o trade turístico no espaço rural e urbano. Integração essa, fundamental para o sucesso do trade turístico de Caçador.

O DET em Caçador é uma parceria do Sebrae, Prefeitura, Ampe, Acic, CDL, IFSC, Uniarp, Câmara de Vereadores e da União das Associações de Moradores.

Sair da versão mobile