Notícia Hoje

Em pleno verão, Serra de SC amanhece com temperaturas baixas e geada

Em pleno verão, a Serra catarinense amanheceu nesta sexta-feira (7) com temperaturas baixas e geada. O fenômeno mudou o cenário do Vale do Caminhos da Neve, a três km do centro de São Joaquim, onde as plantas rasteiras ficaram cobertas por uma fina camada de gelo.

A temperatura ficou entre 4°C  e 5°C e ainda mais baixa na relva. Já na estação do INMET/São Joaquim, próximo ao centro da cidade, a temperatura registrada foi de 8,4°C. Há 26 anos não fazia tão frio no dia 7 de janeiro. O último registro foi de 7,0°C no dia 7 de Janeiro de 1996.

Publicidade

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a passagem de uma massa de ar fria e úmida no oceano favorece a formação de geada, sobretudo, nas baixadas de cidades de grande altitude como São Joaquim, Urubici e Urupema.

Esse comportamento em pleno verão, segundo Piter, se deve à atuação do La Niña, que resfria as águas do oceano Pacífico equatorial.

“O La Niña tem essa característica de trazer frio fora de época. Períodos de calor bem representativos também podem acontecer, principalmente, no Oeste do Estado onde existe a influência de uma massa de ar mais aquecida”, explica.

No início desta semana, as temperaturas máximas chegaram a ultrapassar os 30°C em São Joaquim, conforme registros da Epagri/Ciram.

Os meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho compilaram os dados das temperaturas mínimas desta sexta-feira em estações padronizadas (governamentais e particulares).

Confira as temperaturas mínimas:

4,7°C  Urupema/Epagri

4,7°C  Urubici/Nicoletti

5,4°C Urubici/Parque de Exposição

6°C Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja

5,1°C Painel/GHJ

5,5°C São Joaquim/GHJ

Nos próximos dias, as temperaturas devem se manter amenas em boa parte do Estado, principalmente, durante a madrugada e amanhecer.

Neste final de semana, a previsão é de que as temperaturas mínimas variem de 5°C  a 8°C graus na Serra. Ao longo do dia, contudo, as temperaturas sobem e ficam próximas dos 26°C.

Conforme Scheuer, a massa de ar frio deve perder força a partir da segunda-feira (10), quando o tempo volta a esquentar em todo o Estado.

Com informações ND Mais 

Sair da versão mobile