Em reunião com os vereadores de Caçador na tarde desta quarta-feira (24), o secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, assumiu o compromisso de viabilizar junto ao Governo do Estado a instalação da clínica de hemodiálise no Município, em parceria com o Hospital Maicé.
Ele recebeu das mãos do presidente Moacir D’Agostini um ofício, em nome do Poder Legislativo, solicitando apoio financeiro da Secretaria de Saúde para a viabilização do projeto que já está em andamento no Maicé.
Segundo o documento entregue, atualmente são em torno de 40 pacientes de Caçador que realizam hemodiálise em municípios, sendo a maioria deslocada para Videira e Curitibanos.
“A instalação da clínica de hemodiálise representa, acima de tudo, amenizar o sofrimento de pacientes e familiares que além do tratamento árduo, que os deixam debilitados, precisam enfrentar o deslocamento diário em rodovias com trechos perigosos, gerando cansaço e riscos de acidentes”.
O diretor superintendente do Maicé, Sérgio Schmitz, informa que o hospital já possui a estrutura disponível para a implantação da clínica de hemodiálise, inclusive com projeto arquitetônico pronto e aprovação na Vigilância Sanitária Estadual. O próximo passo é a avaliação da Secretaria de Estado da Saúde, para posteriormente promover os investimentos em equipamentos. “A parte de projeto e a área física está preparada, pronta para que estes investimentos sejam realizados”, informa.
Segundo ele, contemplando a estrutura física e compra de 12 equipamentos para doentes renais crônico, podendo realizar hemodiálises em pacientes duas vezes por dia em cada equipamento e tendo uma robustez para atender também a região, o investimento gira em torno de R$ 3 milhões.
Após ouvir a demanda, o secretário André Motta Ribeiro destacou que o governo estadual está organizando o orçamento para 2022 e assumiu o compromisso de agilizar o processo de análise do projeto do Maicé para que a secretaria possa ser parceira e promova os investimentos.
“Não é promessa, é compromisso! Vamos fazer todas as análises necessárias e agilizar o processo para que a clínica de hemodiálise seja implantada o quanto antes”, afirmou.
A reunião foi acompanhada ainda pelo secretário municipal de Saúde, Roberto Martin, pelo presidente do Conselho Consultivo do Hospital Maicé, João Machiavelli, e pelos vereadores Almir Dias, Clayton Zanella, Itacir Fiorese, Jean Carlo Ribeiro, Leandro Sawchuk, Johny Marcos, Marcio JF e Ricardo Barbosa que enalteceram a importância da clínica de hemodiálise em Caçador para salvar vidas e amenizar o sofrimento dos pacientes.
Eles lembraram ainda que esta é uma luta também da Câmara, já que vários vereadores vêm a tempo cobrando este investimento.