Notícia Hoje

Em atividades práticas, alunos do SENAI constroem karts elétricos

Alunos das unidades do SENAI em Caçador, Videira e Canoinhas, que integram a Vice-presidência da FIESC da Região Centro Norte, desenvolveram um kart elétrico para o desafio SENAI Challenge, que envolve 450 estudantes da instituição em todo o Estado.

A iniciativa visa aprimorar a qualidade dos cursos da instituição e promover o desenvolvimento de competências por meio de situações reais da indústria. Ao longo do ano letivo, os alunos aplicaram o aprendizado em três desafios e agora se preparam para os eventos finais – competições de kart, em São José, na Grande Florianópolis, dia 26 de novembro; e de robótica móvel e de softwares, em Jaraguá do Sul, no dia 3 de dezembro. Os karts estarão em exposição no Continente Park Shopping, local da prova, a partir deste final de semana.

Publicidade

kart-senai-cacador

“O foco do desenvolvimento dos projetos é a contextualização com as exigências atuais da indústria, por meio de atividades práticas”, explica o diretor técnico do SENAI/SC, Maurício Cappra Pauletti. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Bosch, que doou motores e baterias para os karts; a Neoyama, que doou componentes eletrônicos para o desafio de robótica móvel, e a Acate Vertical Games & Apps, que apoia o evento de soluções digitais.

 

Kart Elétrico

O SENAI Challenge Kart Elétrico propôs a estudantes do curso técnico em mecânica o desafio de construir um veículo kart tripulado, utilizando kit elétrico padrão composto por motor, controlador e bateria. São 11 equipes, das cidades de Caçador, Canoinhas, Capinzal, Indaial, Joaçaba, Joinville, Mafra, São Bento do Sul, Videira e Palhoça.

“O desafio foi muito importante para a turma, não só no aprendizado de todos, que é o principal intuito do curso, mas também na formação de grandes amizades”, diz o aluno Paulo Rogério Fernandes Junior, 18 anos, da equipe que construiu o kart em Caçador. “A união da turma fez esse projeto sair do papel e virar realidade; diversas situações expostas pelo projeto nos fizeram aprender muito”, completa.

“Para que o conjunto todo funcionasse, os alunos precisaram solucionar uma série de desafios que envolveram o conhecimento na área mecânica, sem esquecer a limitação elétrica, já que todas as equipes receberam o mesmo kit elétrico: uma placa eletrônica de controle, dois motores elétricos de 175 watts e duas baterias”, afirma o professor Everton Lucas Gomes, do Núcleo de Metalmecânica, também de Caçador. “Até para a escolha ideal de transmissão foram necessárias construção de protótipo e análises de engenharia, para evitar que o circuito de alimentação do motor queimasse dada a grande corrente elétrica necessária para a partida do veículo”, explica.

Nos testes finais o Kart do Senai de Caçador conseguiu rodar mais de 30 minutos sem recarregar as baterias. “Para os alunos, construir esse kart e o fazer andar com uma velocidade considerável, apesar das dificuldades e limitações encontradas ao longo dos meses, foi muito gratificante”, comenta.

O trabalho é orientado pelos professores Denis Correa de Campos e Everton Lucas Gomes e conta com o apoio, em diversas áreas, dos docentes: Rodrigo Correa, Lauro Cesar Marins, Juliano Vieira, Gilberto Alves da Cruz, Jonathan Todeschini da Cruz, Geovano dos Santos Ramos, Alcedir Kades da Rocha, Zeno França Junior, Gilvano Sergio Bonatto, Angelita Kades da Rocha, Jurandir Pereira Rosa, Adenir dos Santos Camargo, Carlos Schuller e Fabiana Kremer. O projeto do kart do SENAI de Caçador conta com o apoio das empresas: Transpower, JMotoSports, TMO, Adami, ArtGraf, Kaffa e PM Fezer.

 

Ranking com os melhores desempenhos até o momento:

1º – Caçador/Capinzal/Canoinhas/São Bento do Sul

2º – Videira/Joinville Sul/Joaçaba

3º – Mafra/Indaial/Joinville Norte

 

Saiba mais

SENAI Challenge Kart Elétrico

 

SENAI Challenge Robótica Móvel

 

SENAI CHALLENGE Soluções Digitais

 

Sair da versão mobile