Notícia Hoje

Educação reúne mais de 150 alunos em Festival de Capoeira

A Secretaria Municipal de Educação realizou na sexta-feira, 14, um Festival de Capoeira. Mais de 150 alunos, entre os participantes dos Programas Novo Mais Educação e Projeto Esporte na Escola, puderam interagir no encontro que aconteceu no ginásio Flávio Cruz, no Berger. O grupo Capoeira Brasil foi parceiro do evento, ensinando e coordenando os grupos formados.

As oficinas dos projetos acontecem no contraturno escolar. “O Esporte na Escola conta com um professor de capoeira e o Novo Mais Educação com três professores. Todos capacitados para as funções”, destacou o coordenador do Esporte na Escola, Mauricio Somenzi.

Publicidade

“As principais intenções destes festivais é integrar e socializar. Fazer do esporte um formador de caráter para desenvolver o individuo como um todo. Capoeira é um esporte muito versátil, é dança, brincadeira e luta e precisa de muita disciplina e vai de encontro ao ideal do nosso projeto, que é inclusão social”, concluiu.

O contramestre de capoeira, Joel Caetano, destacou que crianças que praticam o esporte demonstram melhorias em diversos aspectos. “A capoeira trabalha a questão comportamental das crianças, pois existe a questão da hierarquia. Eles também têm a motivação de recebe uma cordinha dependendo, tanto do desempenho como da postura dentro e fora do treino. Precisa ser um exemplo para a sociedade dentro da capoeira”, comenta.

“E as melhorias em vários aspectos, tanto em casa, na escola e na sociedade foi comprovado cientificamente. Recentemente fiz um estudo de mestrado onde avaliei que crianças capoeiristas eram mais calmas, centradas e disciplinadas que as não-praticantes”, concluiu Joel.

Sair da versão mobile