Ícone do site Notícia Hoje

“Economia do dinheiro público será prioridade na Câmara”, afirma Rubiano

Os trabalhos internos da Câmara Municipal de Caçador neste começo de ano, a preparação para o início do processo legislativo e os desafios do mandato neste biênio foram alguns dos assuntos destacados pelo presidente Rubiano Schmitz em entrevista à Rádio Caçanjurê, ao meio dia deste sábado, 14. Durante o programa, ele ressaltou ainda as ações já iniciadas pelos vereadores desta Legislatura e o compromisso de todos em atuar com responsabilidade e transparência, de acordo com os interesses da população.

Segundo o presidente, o objetivo principal de sua gestão será reduzir as despesas da Casa sem afetar a eficiência nos serviços prestados. Para isso, uma série de medidas está sendo tomada visando à economia do dinheiro público que resultará na devolução de valores ao Executivo. “Serão recursos que poderão ser aplicados em obras e serviços para a nossa comunidade. Números divulgados recentemente mostram que, somando dívidas e despesas da prefeitura de Caçador, o déficit chega aos R$ 41 milhões até o momento. Diante disso e levando em conta o orçamento, sobra muito pouco para ser investido no município, por isso, naquilo que for possível, o Legislativo fará o possível para auxiliar”, disse.

Publicidade

Enaltecendo a importância da harmonia entre o Legislativo e o Executivo, Rubiano, no entanto, deixou claro que a Câmara conduzirá seus trabalhos com independência, conforme prevê a Constituição Federal. “Além da função legislativa, cabe ao vereador o papel de fiscalizar, ser os olhos da comunidade no acompanhamento de obras e serviços em envolvam o dinheiro público. Para isso, queremos manter a harmonia, mas também a nossa independência para atuar conforme a nossa função”, falou.

O presidente enalteceu ainda que o trabalho interno da Câmara teve inicio no dia 2 de janeiro, com análise de documentações, contratos e outros serviços essenciais para o início do processo legislativo. “É um trabalho que muitas vezes não aparece, mas de extrema importância para o andamento das atividades no ano. Aliás, vale frisar que todos os vereadores já iniciaram suas ações, seja no dia a dia com a população, ou na busca por informações pertinentes ao mandato”.

Participação da comunidade é essencial

A pouca participação da comunidade nas sessões da Câmara foi lamentada pelo presidente durante a entrevista. Rubiano ressalta que cabe a população fiscalizar o trabalho de cada vereador, cobrando, sugerindo e elogiando sempre que necessário. “Com exceção das sessões solenes, o plenário as Câmara fica praticamente vazio em todas as outras sessões, infelizmente. O nosso maior desafio será fazer as pessoas se interessar e acompanhar mais de perto o trabalho legislativo”, disse.

Além das sessões, ele lembra que está disponível no site da Câmara o Portal da Transparência, onde a comunidade pode acompanhar a aplicação do dinheiro público e outras execuções do Poder. “Mesmo assim, as portas sempre estarão abertas para sanar dúvidas ou qualquer outro assunto de interesse da população”.

Sessão extraordinária na próxima semana  

Está prevista para a próxima quarta-feira, 18, às 18h15, no Plenário Osvaldo José Gomez, sessão extraordinária para deliberar a respeito de projetos oriundos do Executivo. Rubiano explica que três matérias já estão em pauta referentes aos projetos de lei que versam sobre a instituição da Guarda Municipal, o parcelamento de débitos do IPASC e da homologação da presidente  do referido Instituto.

Sair da versão mobile