Na última semana, a área de vigilância epidemiológica de Tangará foi informada sobre dois macacos encontrados mortos no município. Um próximo à área urbana e outro na comunidade de leãozinho. Os animais foram recolhidos e amostras encaminhadas para análise, com apoio da regional de saúde. Exames devem comprovar a causa da morte nos próximos dias.
A enfermeira Josiane Pontel, responsável pela área da vigilância epidemiológica, destaca que os macacos podem sinalizar a circulação do vírus da febre amarela, portanto quando esses animais são encontrados mortos deve ser feita a notificação.
Apesar de serem sinalizadores da doença, os macacos não transmitem a febre amarela, são apenas vítimas.
A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas de matas e urbana. A única forma de se proteger é através da vacinação.
A vacina é eficaz contra a doença e está disponível na rede pública, a partir de 9 meses, para toda a população. A secretaria de saúde fez uma ação na ultima semana vacinando os moradores das proximidades dos locais onde os animais foram encontrados, aqueles que ainda não estão imunizados devem procurar a sala de vacinas.
Com informações Rádio Tangará