Ícone do site Notícia Hoje

Doença celíaca não tem cura, mas tem tratamento

Quando você tem doença celíaca e come alimentos com glúten, seu corpo tem uma reação que não é normal. O sistema imunológico confunde as substâncias encontradas no glúten como uma ameaça ao corpo e as ataca. Isso danifica a superfície do intestino delgado (intestinos), interrompendo a capacidade do corpo de absorver nutrientes dos alimentos.

A nutricionista da Unimed Caçador, Dra. Larissa Siqueira, explica que a doença celíaca é hereditária e pode se desenvolver em qualquer idade depois que as pessoas começam a consumir glúten. “Não há cura para a doença celíaca, mas seguir uma dieta sem glúten deve ajudar a controlar os sintomas e prevenir as complicações a longo prazo da doença”, comenta.

Publicidade

Os sintomas podem aparecer em qualquer fase da vida, sendo como principais: diarreia, gases, dores abdominais, abdômen distendido, dores de cabeça, deficiências nutricionais, como ferro e vitamina B12, entre outros.

Larissa informa que a doença celíaca não tem cura, mas tem tratamento, onde o objetivo é retirar todo o glúten da alimentação, e ter o cuidado de ler sempre os rótulos dos alimentos, para conferir se estão totalmente isentos de glúten, ou possam trazer contaminação cruzada. “Para ter uma dieta adequada e equilibrada é importante procurar a ajuda de um nutricionista”, orienta.

O diagnóstico é feito por exame clínico com médico especialista, que analisa os sintomas. Biópsia do intestino, por meio de endoscopia, exames de sangue e/ou dieta restritiva sem glúten também podem ser requeridos pelo médico.

Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca

16 de maio é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca. A data foi escolhida para honrar o dia de nascimento do Dr. Samuel Gee, primeiro pesquisador a reconhecer que os sintomas da doença celíaca estavam relacionados à dieta.

Sair da versão mobile