Notícia Hoje

Dia da Família na Escola acontece neste sábado

Neste sábado, dia 16 de abril, acontece a primeira edição do Dia da Família na Escola, uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, que, acatada pelo governo estadual e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, se transformou em lei no Estado. A mobilização neste ano envolve as escolas da rede estadual e do Sistema S, com a expectativa de mobilizar mais de um milhão de pessoas.

dia da familia (1)

Publicidade

Cada escola envolvida está preparando uma programação para integrar pais, estudantes e demais familiares. São palestras com temas diversos, atividades culturais de teatro, dança e música e ações esportivas estão sendo preparadas para a participação dos estudantes e seus familiares. As entidades de educação profissional dão ênfase à apresentação de projetos práticos desenvolvidos pelos estudantes durante os cursos.

Na sua primeira edição, o Dia da Família na Escola terá como tema central Educação e Saúde. O objetivo é mostrar o quanto adotar hábitos saudáveis é benéfico para o aprendizado dos estudantes. Alimentação adequada, exercícios físicos, cuidados com a visão, audição, fala, saúde bucal, higiene pessoal e bullyng são alguns dos temas propostos.

A participação da família na escola, porém, vai além desse dia de mobilização. Ela deve ser contínua. Por isso a Campanha Pais pela Educação, embora prevista para ser lançada no Dia Estadual da Família na Escola, tem a perspectiva de ocorrer ao longo do ano todo.

Em 2016, a Campanha Pais pela Educação terá como tema principal a Educação e Saúde, pois a atenção sobre a vida escolar dos filhos passa, também, pelo acompanhamento da saúde deles e da família.

Ações locais

A FIESC Regional Centro-Norte fez a entrega da Cartilha Pais pela Educação para a Gerência Regional de Educação (GERED Caçador), a qual fará a entrega para as escolas da região. Na 10ª Gerência de Educação de Caçador serão envolvidas 19 escolas com várias ações.

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), através do Projeto UNIARP Nas Escolas estará participando do Dia da Família na Escola dia 16 de abril no Colégio Estadual Irmão Léo com diversas ações dos cursos, das 14h às 17 horas. O evento terá inúmeras atividades como palestras, orientações preventivas em saúde e atividades esportivas e culturais envolvendo pais e alunos.

Outras ações serão realizadas em escolas de toda a região e também em algumas unidades do SESI e SENAI ou em parceria com as unidades. O SESI Videira irá realizar nas escolas parceiras atividades recreativas e ainda aferição de pressão arterial, avaliação física através de IMC, orientações sobre alimentação saudável, entrega de cartilhas com o tema: Hábito e comportamentos saudáveis.

Por que alunos com pais participativos aprendem mais?

Estudos revelam que a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado. Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada no Rio de Janeiro em 2014, mostra que estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção.

Dito de outra forma, a presença dos pais na vida escolar dos filhos contribui para o desenvolvimento das competências socioemocionais que, por sua vez, influencia na melhoria do desempenho escolar.

Isso porque essa presença influencia os filhos a serem mais organizados, esforçados, responsáveis e amáveis, ter mais estabilidade emocional e disposição para abertura a novas experiências. O senso de organização e de responsabilidade e a força de vontade contribuem, por exemplo, para a pessoa estabelecer e atingir metas. A amabilidade contribui para o trabalho cooperativo e para a socialização.

A estabilidade emocional aumenta a autoestima e ajuda a controlar os impulsos, a ansiedade, o estresse e outros sentimentos negativos.

A abertura a novas experiências favorece a pessoa a assumir riscos, ser original, criativa, inventiva. Todas são características socioemocionais imprescindíveis à melhoria do desempenho escolar.

Por que o tema Educação e Saúde?

A atenção à saúde pode contribuir para o aumento das chances de melhores resultados no aprendizado.

Isso porque há problemas de saúde que, além de provocarem o aumento de falta às aulas, podem dificultar o aprendizado deles. Dificuldades de visão, distúrbios na fala, desvios na coluna, dores de cabeça estão entre os problemas que atrapalham os estudos. Uma miopia não diagnosticada, por exemplo, pode comprometer a leitura e a visão do quadro. Um distúrbio na fala pode prejudicar o avanço na leitura e na escrita.

Hábitos saudáveis também favorecem a diminuição de riscos à saúde e melhoria do desempenho escolar. Uma alimentação saudável e atividades físicas regulares podem tanto evitar a obesidade quanto aumentar a concentração nos estudos. Além disso, pesquisas comprovam que pessoas ativas aprendem mais rápido. Por isso é preciso incentivar comportamentos saudáveis que repercutam no dia a dia das famílias e da escola.

 

Sair da versão mobile