O curso de Direito, da Uniarp, realiza, nesta semana, a 4ª edição do Ciclo de Estudos Jurídicos. O evento iniciou nesta terça-feira, 28, e prossegue até a quinta, 30.
O objetivo é oportunizar um momento de interação e troca de experiências, entre os convidados da área jurídica e os acadêmicos.
Esta edição vem discutir temas emergentes na sociedade e, neste ano, foca os relacionados à mulher no cenário brasileiro atual. “Temas voltados à violência doméstica, familiar e sexual, tendo em vista que o Brasil está na 5ª colocação relativo à violência contra as mulheres”, destacou a coordenadora do curso de Direito, Jociane Machiavelli.
Na primeira noite, o tema foi “Lei Maria da Penha – Na prática a teoria é diferente”, ministrada pelo delegado da Delegacia de Proteção à Mulher, Criança, Adolescente e Idoso (DPCAMI), de Videira, Denis Schlang Rodrigues Alves, que é pós-graduado em Direito Penal, com experiência na área de Ciência Política, professor de Direito Penal e Legislação Penal.
“Ele nos trouxe a visão da Lei Maria da Penha, porque, muitas vezes, na teoria, ela é vista de uma forma diferente do que é aplicada pelas próprias vítimas. Uma palestra que apresentou um grande conhecimento jurídico para os acadêmicos”, completou Jociane.
A expectativa, segundo a coordenadora, foi superada. “Atingimos o objetivo, que é a formação do tripé universitário, com a pesquisa, ensino e extensão. Fizemos com que o nosso acadêmico possa ter uma formação crítica e de justiça com a sociedade”, finalizou.
O Ciclo prossegue nesta quarta, a palestrante será Dra. Luiza Nagib Eluf e o tema “Feminicídio”. Já nesta quinta, no encerramento, a palestra será ministrada pelo Dr. José Luiz Gonçalves da Silva e vai tratar do tema “Atividade de inteligência para segurança do cidadão”.