Notícia Hoje

Criminosos fazem novos ataques em SC

nta Catarina registrou mais ataques criminosos a prédios da segurança pública entre a noite de sábado (2) e este domingo (3), informou a polícia. A maioria foi em cidades da Grande Florianópolis.

Vários ataques a prédios, carros, casas e agentes da segurança pública foram registrados em mais de 10 cidades nos últimos dias. Dois policiais foram mortos, um em Camboriú e outro em Joinville. Um ônibus que levava estudantes foi incendiado em Itajaí.

Publicidade

O governo de Santa Catarina evita falar sobre possíveis motivações dos ataques e como estão as investigações. Em nota, afirmou que as “forças de segurança estão em prontidão e atuando permanentemente no combate àqueles que buscam aviltar a tranquilidade da família catarinense por meio da violência desmedida contra aparelhos e agentes públicos na figura odiosa de ataques indiscriminados que beiram o terrorismo”.

Ataque em delegacia

Na noite de sábado (2), por volta das 22h20, a delegacia do bairro Aventureiro, em Joinville, foi atacada. Segundo delegada regional, Tânia Harada, foram 8 disparos. Testemunhas relataram à NSC TV que viram dois suspeitos em uma moto.

Deap

Às 6h30 deste domingo foi lançado um artefato explosivo nos fundos do Departamento de Administração Prisional (Deap) em Palhoça. A explosão danificou uma viatura que estava no pátio. Na tarde de sábado (2), um artefato também foi encontrado no Deap, mas não explodiu.

“Equipes especializadas da Polícia Militar e do Instituto Geral de Perícias estiveram no local para realizar todos os procedimentos cabíveis. As demais providências legais e periciais foram adotadas e todo material será encaminhado para autoridade policial competente, para investigação”, informou a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) neste domingo.

Confronto com morte

A Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 5h deste domingo, pois havia troca de tiros na Vila União, na Vargem do Bom Jesus, em Florianópolis.

No local, houve confronto entre suspeitos e a PM. Um garoto de 16 anos morreu e um jovem de 21 anos foi baleado e encaminhado ao hospital. Um policial também foi alvejado no pé. Foi apreendida uma pistola calibre 9mm.

Não foi informado se esses suspeitos estariam envolvidos com os ataques na região.

Prédio do IGP

Por volta das 2h, foram disparados tiros contra o Instituto Geral de Perícias (IGP), no Itacorubi, em Florianópolis. Cerca de 18 disparos atingiram o prédio, sendo que dois chegaram a danificar a parede interna.

Ninguém ficou ferido, mas um dos projéteis teria caído sobre a perna de um auxiliar. Os disparos foram feitos da rua por suspeitos que estavam em uma moto.

Ônibus incendiado

Um caminhão que estava no pátio de uma mecânica foi destruído pelo fogo por volta da 1h30 em Joinville. A Secretaria de Estado da Segurança Pública diz que o incêndio foi criminoso e faz parte dos ataques registrados no estado.

Casas de policiais

À 1h, foram disparados cerca de 13 tiros contra a casa de um policial militar no Morro das Pedras, em Florianópolis. Os suspeitos estavam em uma moto.

Já às 13h20 atiraram contra a casa de um policial no Morro da Bina, em Biguaçu. Até a última atualização desta reportagem, a ocorrência ainda estava em andamento.

Base da PM

Em São José, a base da PM na Colônia Santana foi alvejada. A polícia acredita que o caso tenha ocorrido na madrugada, pois não havia ninguém no local no momento dos disparos.

Destacamento da PM

Em Cocal do Sul, na região Sul do estado, o Destacamento da Polícia Militar foi atingido por um tiro e danificou o vidro.

Colônia Penal invadida

Por volta das 2h, dois homens foram detidos depois que invadiram a Colônia Penal Agrícola de Palhoça. Eles estavam com 18 celulares com carregadores, 2 quilos de maconha, quatro isqueiros, um litro de whisky e vários maços de cigarro para entregar para os presos. Não foi informado se essa ação estaria relacionada aos ataques.

Sair da versão mobile