O Governo Estadual realizou uma cerimônia às 17h30 marcando o início da vacinação em Santa Catarina. Ela ocorreu no Instituto de Cardiologia, em São José, na Grande Florianópolis.
Nela, os três primeiros catarinenses foram vacinados no Estado. O governador Carlos Moisés e o Secretario de Saúde André Motta informaram sobre a distribuição e a logística da vacina.
Três primeiros moradores vacinados
Santa Catarina já tem os seus três primeiros moradores que vacinados contra a Covid-19. Eles são o enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo, de 55 anos, a liderança indígena Kerexu Yxapyry e João de Jesus Cardoso, de 81.
O enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo mora em Florianópolis e foi o primeiro. Dos seus 55 anos de vida, 28 foram dedicados ao hospital Celso Ramos.
O segundo vacinado foi João de Jesus Cardoso, de 81 anos, reside em uma instituição de longa permanência em São José. Depois foi a vez da gestora ambiental e liderança Kerexu Yxapyry, que lidera a terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça.
Eles integram os grupos prioritários para serem vacinados contra a Covid-19 neste primeiro momento. Dentre eles, os trabalhadores da Saúde, pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena.
Chegada das vacinas
Exatamente às 11h27 (horário de Brasília), a aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), que carrega as 144 mil doses da vacina Coronavac destinadas à Santa Catarina, pousou em Florianópolis.
A distribuição começa já nesta segunda no Estado. Tão logo Santa Catarina receba as doses, o governo do Estado dará início à logística de distribuição, que vai acontecer por via terrestre e aérea.
“Importante entendermos que isso é só o início. Provavelmente passaremos o ano inteiro envolvidos na vacinação contra a Covid-19. Então, manter as regras sanitárias é fundamental. O vírus continua entre nós”, salientou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
As doses devem ser encaminhadas para o almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde, em São José, na Grande Florianópolis.
Após isso, as equipes da secretaria irão fazer a conferência além do repasse das doses do governo do Estado para os municípios de Santa Catarina.
Segurança
A Polícia Federal faz escolta do carregamento de vacinas desde o desembarque no aeroporto até o local definido pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina.
A PRF irá acompanhar as vacinas da Base Aérea de Florianópolis até o centro de distribuição da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José. “A partir dali, ainda não sabemos quando elas seguirão para o interior do Estado”, informou o chefe do núcleo de comunicação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Adriano Fiamoncini.
Segundo a Polícia Militar, as doses chegarão aos municípios catarinenses, via terrestre. “Nosso planejamento prevê o recebimento e guarda da vacina, com posterior escolta e distribuição”, informou Dhiogo Cidral de Lima, comandante do comandante do 4º batalhão da Polícia Militar.
Com informações ND Mais