Ícone do site Notícia Hoje

COVID-19: 365 da confirmação do primeiro óbito, em Caçador

Uma doença, que foi descoberta na China, chegou no Brasil oficialmente em fevereiro do ano passado. Foi em São Paulo a confirmação do primeiro caso no país. Desde então, os casos foram proliferando rapidamente e tão logo chegou em Santa Catarina, chegando nos municípios maiores, médios e pequenos, até que todos os municípios confirmaram casos.

No dia 6 de abril, Caçador confirmava o primeiro caso. Uma doença ainda desconhecida, principalmente pelos seus efeitos e tratamento. Vacina era uma alternativa remota e ainda pouco cogitada. Tudo era incerto, principalmente do contágio e do avanço do vírus da doença. O que começou controlado, com os primeiros pacientes, aconteceu o que já era previsto, saiu do controle.

Publicidade

A primeira morte ocorreu no dia 5 de maio do ano passado, mas a confirmação da causa morte, que confirmou a Covid-19, ocorreu dois dias depois, no dia 7 de maio. O primeiro paciente, Francisco Pereira dos Santos. A esposa do seu Francisco também foi infectada e infelizmente veio a falecer dias depois.

De lá para cá, os casos passaram a aumentar drasticamente, e consequência a isso, as mortes também.
Do início da pandemia até 31 de dezembro, foram registradas 60 mortes. Já em 2021, esse número aumentou em 200% no número de mortes. Até agora, 180 pessoas morreram por complicações do vírus.

Hoje é um aniversário amargo e que não tem nenhum motivo para comemoração. Uma doença que até no início de 2020 era quase impossível chegar ao Brasil, eis que chegou e causou um verdadeiro desastre.

Estamos em uma fase de aprender a conviver com o vírus. Mesmo com a vacina sendo aplicada, a situação ainda vai longe para ter fim.

 

Sair da versão mobile