A ansiedade e o medo em situações sociais podem tornar a vida diária muito mais difícil do que precisa ser. Contudo, existem diversas maneiras de gerenciar o problema – e uma delas pode ser adequada para você.
Ansiedade social e timidez não são exatamente a mesma coisa. Embora haja alguma correlação entre os dois, você pode ser tímido (ou apresentar sintomas de ansiedade social de vez em quando) sem sofrer de transtorno de ansiedade social.
Pode parecer que sua ansiedade, ou mesmo timidez, estão fora de seu controle, e é algo que nunca será resolvido. No entanto, existem maneiras de controlar esses sentimentos, por mais persistentes que pareçam.
Faça planos para situações sociais
O planejamento pode ser uma forma eficaz de controlar a ansiedade social. Antes de participar de um evento ou reunião, até mesmo de um date no Omegle, planeje como lidar com possíveis gatilhos ou situações que possam causar ansiedade.
Considere chegar cedo para se familiarizar com o ambiente, trazer um amigo de confiança como apoio ou preparar tópicos de conversa com antecedência.
Ter um plano pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e no controle, reduzindo a probabilidade de ficar sobrecarregado. Ao abordar proativamente possíveis pontos de estresse, você pode melhorar sua capacidade de controlar sua ansiedade e se sentir mais confortável.
Controle sua respiração
Controlar a respiração é uma outra forma poderosa de reduzir os sintomas físicos da ansiedade social. Concentrar-se em respirar lenta e profundamente pode ajudá-lo a relaxar e a se sentir mais no controle. Segure por alguns segundos, inspire pelo nariz e expire pela boca.
Esta técnica pode ser usada em qualquer lugar, a qualquer hora e é especialmente útil antes e durante uma situação social. Praticar regularmente a respiração controlada também pode ajudar a reduzir a ansiedade a longo prazo, tornando-a uma ferramenta valiosa na sua estratégia global para gerir a ansiedade social.
Foque nos outros
Essa técnica pode parecer confusa a princípio. Não estamos incentivando que você passe horas no Instagram, Ome.tv, Linkedin ou qualquer outra plataforma social observando a vida de outras pessoas que não conhece.
O objetivo aqui é desviar sua atenção de você mesmo em uma situação social para as pessoas ao seu redor, observando seu comportamento e linguagem corporal e conversando com elas.
Concentrar-se nos outros diminui a probabilidade de você se concentrar na ansiedade ou nos pensamentos negativos. Além disso, esta técnica pode ajudá-lo a desenvolver sua capacidade de observação e desenvolver confiança em situações sociais.
Em vez de se sentir constrangido ou preocupado, você pode ficar mais relaxado e presente, facilitando a conexão com outras pessoas e o aproveitamento das interações sociais.
Ansiedade: Talvez você precise de ajuda profissional
O transtorno de ansiedade social pode ser debilitante, mas existem maneiras eficazes, como as que citamos anteriormente, de controlá-lo e superá-lo.
No entanto, você pode assumir o controle e viver a vida que deseja trabalhando também com um terapeuta e empregando diferentes métodos para lidar com a ansiedade social diária.
Inicialmente, conversar individualmente com um terapeuta pode causar sentimentos de desconforto se você já sente ansiedade social. Porém, alguns métodos terapêuticos alternativos podem envolver menos tempo individual.
Você pode descobrir que uma terapia que o tira da sua zona de conforto (como a terapia de grupo) é sua abordagem preferida para lidar com a ansiedade.
Seja como for, há muitas técnicas que podem lhe ajudar a reduzir os sentimentos de ansiedade social e viver a vida com mais tranquilidade. Encontrar as soluções certas para você pode ser um processo, mas não há dúvida de que vale a pena.
Leia também
Projeto prevê distribuição gratuita de medicamentos para depressão e ansiedade