Notícia Hoje

Com risco de nova enchente, Defesa Civil fecha comportas das barragens de Taió e Ituporanga

Saiba qual o nível de ocupação de cada uma das barragens na manhã desta quinta-feira e o motivo do fechamento

A Defesa Civil de Santa Catarina informa que está fechando todas as comportas das barragens Oeste de Taió e quatro das cinco comportas de Ituporanga, ambas no Alto Vale do Itajaí. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (16).

Segundo nota emitida pelo órgão, o fechamento das comportas das barragens é necessário para diminuir a vazão dos rios em um novo período de fortes chuvas, previstas para ocorrerem até sábado (18).

Publicidade

A nota emitida pela Defesa Civil pontua que há risco alto para inundações, enxurradas e alagamentos no Alto Vale do Itajaí para os próximos dois dias.

Níveis dos rios estão subindo e barragens podem atenuar enchente

Devido à chuvas intensas, o nível do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul, principal cidade do Alto Vale, estava em 6,92 metros por volta das 09h45 da manhã.

Em Vidal Ramos, cidade onde carros foram arrastados pela correnteza do rio Itajaí-Mirim, o nível do rio triplicou em quatro horas, passando de 1,5 metro de altura para 4,5 metros na manhã desta quinta-feira (16).

Em Ituporanga, o nível do rio Itajaí do Sul estava em 3,58 metros por volta das 10h da manhã desta quinta-feira (16). Já o rio Itajaí do Oeste também subiu de forma considerável, chegando a 6,36 metros em Taió e 5,69 metros em Rio do Oeste.

Com todas as comportas fechadas e o canal extravasor também fechado por volta das 10h da manhã, a barragem de Taió está com 13,06 metros de água armazenada (22% da capacidade). A barragem de Ituporanga está com quatro comportas fechadas e uma aberta, além do canal extravasor também fechado, com 19,28 metros de água (19,6% da capacidade).

Já a barragem Norte, de José Boiteux, estava por volta das 07h da manhã desta quinta (16), com 42,54% de sua capacidade, com uma comporta aberta e outra fechada, totalizando 29,7 metros de água no reservatório.

Com informações ND Mais 

LEIA TAMBÉM: Municípios do Oeste registram danos após grandes volumes de chuva

Sair da versão mobile