Ícone do site Notícia Hoje

Com direito a geada, chuva dá trégua em SC e fim de semana promete dias frios e de sol

Depois de muitos dias chuvosos, o fim de semana será ameno em Santa Catarina, com tempo firme em todas as regiões no sábado (7) por conta da presença de uma massa de ar frio que atua sobre o Estado. Baixas temperaturas são esperadas em pontos da Serra catarinense.

Nas áreas mais elevadas do Estado, as mínimas ficam entre 5°C e 9°C. No restante das regiões, elas ficam entre 11°C e 15°C, podendo chegar a 18°C no Litoral Norte e  Baixo Vale do Itajaí. Já no período da tarde, elas oscilam, podendo chegar em até 23°C em todo o Estado.

Publicidade

No domingo (8), o tempo assemelha-se ao dia anterior. Com a mudança do vento para o quadrante norte, as temperaturas voltam a subir gradualmente, mesmo que na manhã a sensação térmica ainda seja de leves rajadas frias.

Tanto sábado quanto domingo não apresentam ocorrências meteorológicas. As informações são da Defesa Civil.

Sexta-feira dá início ao tempo firme

A sexta-feira (6) amanheceu com pontuais geadas na Serra catarinense, além de temperaturas girando em torno dos 0°C.

Do Extremo Oeste aos Planaltos, as mínimas variam de 5°C a 9°C. Já nas áreas litorâneas elas oscilam entre 12°C e 14°C. Com o predomínio de sol, as temperaturas sobem rapidamente e as máximas atingem valores entre 21°C e 23°C em grande parte do estado durante o dia.

As únicas exceções são o Planalto Sul e Norte, onde as temperaturas não devem passar dos 20°C.

Confira as temperaturas para esta sexta-feira (6) por região:

Litoral Norte: 13°C / 23°C;

Planalto Norte: 8°C / 20°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 13°C / 23°C;

Grande Florianópolis Serrana: 8°C / 20°C;

Vale do Itajaí: 8°C / 23°C;

Litoral Sul: 8°C / 21°C;

Planalto Sul: -2°C / 18°C;

Meio-Oeste: 3°C / 20°C;

Oeste: 7°C / 21°C;

Extremo-Oeste: 8°C / 23°C.

115 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas em SC

De acordo com o relatório informativo nº n007.2022 elaborado pelo Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil, divulgado às 13h30 desta quinta-feira (05), 115 municípios relataram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros durante os dias em que um ciclone extratropical atuou sob o Estado.

Há também o registro de 3 mortes, sendo duas no município de São Joaquim e uma no município de Urubici.

Além disso, já são contabilizados 7.100 desalojados e 518 desabrigados, num total de 44.000 pessoas afetadas, conforme dados informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. Nove das 295 cidades catarinenses decretaram situação de emergência:

Tubarão;

Orleans;

Forquilhinhas;

Urubici;

Maracajá;

Araranguá.

E apesar da chuva já ter ido embora, permanecem os riscos de deslizamentos e inundações em pontuais localidades do Estado.

Com informações ND Mais 

Sair da versão mobile