Ícone do site Notícia Hoje

Cidade de Mayfield desapareceu com tornado de mais de 300 KM/h

A cidade de Mayfield, com população de 10 mil habitantes, praticamente desapareceu. O que era uma cidade, amanheceu hoje como uma infindável quantidade de ruínas. Mayfield, no estado norte-americano do Kentucky, foi atingida diretamente por um devastador tornado que possivelmente será classificado como um EF-5, o máximo da escala aprimorada de Fujita, tal o nível de devastação observado.

O tornado cruzou diretamente pela área urbana de Mayfield. Em muitas casas sobrou somente o assoalho de concreto. Prédios históricos e solidamente construídos, como o tribunal local, desabaram parcialmente. Uma fábrica de velas em que trabalhavam mais de 100 pessoas à noite foi totalmente destruída pelo vento acima de 300 km/h do tornado. No local, acredita-se que mais de 50 pessoas tenham perdido suas vidas. 

Publicidade

O governo do estado norte-americano do Kentucky, em entrevista coletiva no começo da tarde deste sábado, afirmou que ao amanhecer havia certeza que o número de mortos no Estado era de 50, mas que o número ao final do dia pode passar de 100. Conforme o mandatário, a luz do dia revelou uma situação muito pior do que era imaginada após o arrasador tornado que passou pelo Oeste de Kentucky durante a noite.

A estimativa é que o tornado que destruiu Mayfield tenha percorrido 340 quilômetros, o que faria do tornado de mais longa extensão da história dos Estados Unidos. O tornado atingiu ainda quatro estados norte-americanos, um fato inédito, e que superou o Tri-State tornado de 1925.

O número de tornados da noite da sexta-feira e da madrugada deste sábado passou de 30, superando toda a média mensal histórica do fenômeno no país. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a série de tornados fatais que devastaram alguns estados americanos foi “uma tragédia inimaginável”.

O governador declarou estado de emergência antes da meia-noite da sexta-feira e disse que equipes de resgate foram mobilizadas para salvar vidas na região, afetada também por cortes de energia elétrica. O governo estadual ainda pediu auxílio federal para enfrentar o desastre e mobilizou a Guarda Nacional.

 

Com informações –  MetSul

Sair da versão mobile