Ícone do site Notícia Hoje

Ciclone, virada no tempo e ventanias marcam a quarta-feira em SC

A previsão do tempo aponta uma virada em Santa Catarina a partir de terça-feira (30), com formação de um ciclone que não provocará estragos, mas causará ventanias que devem se intensificar na quarta (31) e durar até quinta (1º).

Um sistema de baixa pressão, ou ciclone extratropical, irá favorecer ventos fortes no litoral catarinense, com rajadas de até 80km/h.

Publicidade

Até a noite desta terça (30) foram registradas rajadas de 75km/h no entorno de Laguna e de Balneário Arroio do Silva, no Litoral Sul, segundo a Epagri/Ciram.

A ventania, contudo, pode se prolongar nos próximos dias, indo até quinta-feira (1º) e contemplando as demais cidades da costa catarinense.

“Ele vai manter o mar agitado, com ondas que ficam por volta dos dois metros. As rajadas de vento devem ficar de 50km/h a 80km/h. São bem as características de um vento minuano mesmo”, analisa o meteorologista Piter Scheuer.

O vento minuano é típico dos Estados do Sul do Brasil, sendo de origem polar e geralmente frio. Com rajadas fortes, tende a ser identificado por árvores e plantações inclinadas pela ventania.

Em algumas regiões, a chuva pode acompanhar a ventania e o tempo mais caótico. No Litoral Sul e na Grande Florianópolis, o indicativo é de sol com chuva no início e no final do dia.
No restante do Estado, sol com algumas nuvens e temperatura mais amena.

As máximas ficam por volta dos 25°C, e as mínimas podem ficar abaixo dos 10°C em praticamente todas as regiões.

Além do vento, com a presença do ciclone no litoral, a previsão é de um mar agitado, com ondas de cerca de dois metros, colocando pequenas e médias embarcações em risco.

Essa condição perdura até quinta (1º), dia em que anoitecerá com mais frio, com formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.

A partir daí, Santa Catarina manterá um tempo ensolarado e com neblina densa nas áreas mais altas até o fim de sábado (2), no mínimo.

Confira como fica o tempo em SC nesta quarta:

Com informações ND Mais 

Sair da versão mobile