Ciclone intensifica as chuvas a partir de sexta-feira
Após a trégua com tempo firme ou ensolarado vista neste fim de semana, as chuvas voltarão para Santa Catarina a partir desta segunda-feira (23), de acordo com o MetSul. Os temporais devem dar uma breve pausa no meio da semana, voltando com força a partir de sexta-feira (27) devido à formação de um ciclone.
“Na terça-feira, a região com instabilidade deve se ampliar muito com chuva e temporais localizados de forma mais ampla em Santa Catarina e no Paraná”, destaca o site climatológico. O tempo deve melhorar um pouco no meio da semana, para logo piorar em razão de uma frente fria associada a um ciclone no Atlântico.
O fenômeno estimula a formação de nuvens carregadas. “Na sexta-feira, a instabilidade aumenta muito no Sul do Brasil com chuva forte a intensa e tempestades localizadas em Santa Catarina e no Paraná”, alerta o MetSul.
Os avisos foram reforçados também pela Defesa Civil de Santa Catarina. O órgão emitiu alerta destacando chance de rajadas de vento, danos para a rede elétrica, queda de galhos e árvores, destelhamentos, assim como para alagamentos pontuais já a partir deste domingo (22).
Veja a previsão dia a dia para SC
O tempo instável persiste entre segunda (23) e terça-feira (24), quando as chuvas avançam para as demais áreas do estado. “Neste período, os riscos mencionados valem para as áreas serranas entre o litoral e os planaltos, no Alto Vale do Itajaí e no Grande Oeste”, pontua o comunicado da Defesa Civil.
O tempo instável persiste entre segunda (23) e terça-feira (24), quando as chuvas avançam para as demais áreas do estado. “Neste período, os riscos mencionados valem para as áreas serranas entre o litoral e os planaltos, no Alto Vale do Itajaí e no Grande Oeste”, pontua o comunicado.
O céu deve continuar cinza quarta (25) e quinta-feira (26), mas sem riscos significativos, segundo as previsões. “O que vale antecipar é a formação de um ciclone extratropical na sexta-feira (27), que deve provocar temporais e chuva intensa entre os estados do Paraná e Santa Catarina”, destaca o órgão.