A formação de um ciclone extratropical no mar, na altura do Litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, provoca chuvas e rajadas de vento de 60km/h a partir da noite desta quarta-feira (10). O alerta, emitido pela Defesa Civil do Estado, também prevê picos de onda de três metros entre o Litoral Sul e Florianópolis.
Os ventos persistentes provocados pela atuação do ciclone, inclusive, podem provocar desastres associados a vendaval nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Sul.
A quarta-feira começa com tempo estável, predomínio de sol e temperaturas mais baixas, segundo a Epagri/Ciram.
A partir do final do dia, no entanto, a condição muda, devido à formação do ciclone extratropical, que deve provocar reflexos até quinta-feira (11). Durante o período, o vento sopra de Sul a Sudeste.
O fenômeno provoca bandas de nebulosidade, que chegam ao longo desta quarta-feira de forma isolada. “Traz um pouco mais de nuvens no decorrer desta quarta-feira e não se descarta, num período da tarde para a noite, pancadas de chuva com trovoadas de forma bem isolada”, explica Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram.
De acordo com Martins, o ciclone em alto mar “favorece a ondulação mais elevada junto à costa e, principalmente, em áreas mais afastadas da costa”. A ondulação é de Sul-Sudeste.
Com informações ND Mais