Neste sábado ainda ocorre chuva em Santa Catarina, porém com valores menos significativos em relação aos últimos dias na maioria das regiões. O Planalto Sul e o Litoral Sul são as regiões onde se espera o maior acumulado de chuva para hoje.
A boa notícia é que a partir de domingo o tempo melhora com sol em boa parte do Estado, embora ainda possa ocorrer chuva fraca e isolada com valores em torno de 5mm.
Entre o fim deste sábado e o domingo a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral de SC e RS, intensifica o vento com rajadas de 70 a 100 km/h.
O primeiro relatório do dia da Defesa Civil com informações sobre os municípios atingidos pelas chuvas aponta que 29 cidades decretaram Situação de Emergência. Alguns municípios podem vir a decretar Situação de Emergência nas próximas horas. Ao todo são cerca de 1,4 mil desalojados e desabrigados no Estado.
Os municípios atingidos são: Joaçaba, Palmitos, Itapiranga, Rio das Antas, Águas de Chapecó, Mondaí, São Carlos, Videira, Tangará, Abelardo Luz, Macieira, Concórdia, Ouro, Herval do Oeste, Caçador, Passos Maia, Chapecó, Guatambu, Seara, Taió, Lacerdópolis, Capinzal, Timbó Grande, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Irani.
A Defesa Civil também informou a situação dos rios: na região do Meio-Oeste, a Bacia do Rio do Peixe se encontrava, às 7h, com 9,08 metros acima do nível normal, mas ele tende a baixar nas próximas horas. Em Taió, o Rio Itajaí do Oeste estava com 8,77 metros, considerado cota de emergência. A Defesa Civil local acredita que não vai passar de 9 metros. Em Rio do Sul, o Rio Itajaí-Açú está com 8,59 metros, a previsão é que o rio chegue a 10 metros.
Em Itapiranga, no Extremo Oeste, o Rio Uruguai está com 13,88 metros. Em Passos Maia, a informação das 17h45min, de quinta-feira, registrava que o rio estava com 6,11 metros. As leituras foram interrompidas, devido a problemas na régua de medição.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Vídeo: Depois de chuvas da madrugada, rio pode subir mais um metro
Nível do Rio do Peixe fica estável em Caçador
Vídeo: Rio do Peixe transborda e alaga pontos em Caçador
Muro é derrubado por causa das chuvas
Chuva aumenta e nível dos rios sobe em Caçador
Acumulado de chuva em Caçador é de 84mm
Ponte no rio Uruguai pode ser interditada
Festa da Fogueira adiada por causa da chuva
Chuva deixa famílias isoladas em Ipoméia
Em Joaçaba, Rio do Peixe atinge 8,60m
Carros são soterrados em Videira
Rodovia entre Lacerdópolis e Ouro está interditada
Em Fraiburgo, ruas são alagadas por causa das chuvas