Notícia Hoje

Cerca de 175 mil casas ficam sem luz em SC após problema no sistema de energia elétrica

Cerca de 175 mil casas nas regiões de Joinville, Blumenau e Florianópolis ficaram sem luz na tarde desta quarta-feira, 21. A falta de energia elétrica, segundo comunicado emitido pela Celesc, foi causado por conta de uma ocorrência no sistema integrado nacional de transmissão de energia elétrica que afetou principalmente os Estados do Norte e Nordeste.

Ainda conforme a Celesc, além de Santa Catarina, ao menos outros quatro Estados, que estão na linha do Bipolo Xingu-Estreito, também teriam sido afetados por este problema. Entre eles, Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

Publicidade

Ainda conforme a Celesc, o evento, registrado às 15h48, provocou a abertura de 70 alimentadores do sistema da distribuidora catarinense devido a uma atuação na proteção do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que previne um apagão quando uma usina ou uma linha de transmissão de grande porte interrompem a geração ou a distribuição de energia.

A ocorrência perdurou por aproximadamente 10 minutos, até que o Operador Nacional do Sistema (ONS) liberasse a Celesc para retornar a carga aos consumidores.

Com informações Diário Catarinense 

Sair da versão mobile