Notícia Hoje

Centro Social Marista Caçador participa de mobilizações no Dia Nacional de Enfrentamento à violência sexual

Entre os dias 18 e 20 de maio, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caçador realizará atividades de mobilização que marcam o dia 18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.  Com o tema “Solte o grito: não se cale diante da violência, denuncie!”, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Social Marista Caçador, participará das ações que acontecerão no bairro Martelo.

image003 (1)

Publicidade

Dados do Disque 100 revelam a importância de toda a sociedade fortalecer as mobilizações em torno deste dia. Apenas em 2015, o serviço de denúncia registrou 80.437 violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes, das quais 17.583 foram de violência sexual. A maior parte dos casos referem-se a meninas e meninos de 4 a 11 anos (40%), seguidos por crianças e adolescentes de 12 a 17 (31%) e de 0 a 3 (16%).

O diretor Mauro Lovato conta que esse é o segundo ano que realizam a caminhada para mobilizar a comunidade sobre a importância do tema. “O enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes demanda ações permanentes durante o ano todo, mas é no mês de maio que o tema ganha força e repercussão nacional. Por isso realizamos a caminhada com cartazes, frases, faixas e palestras com o intuito de convocar a sociedade para a defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, declara.

A caminhada acontecerá na quarta-feira (18) a partir das 13h30 com saída do EEB Wanda Krieger/ EMEB Hilda Granemann de Souza e às 19h30 no auditório da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) haverá uma palestra com Edson Sêda, um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No dia 19 acontecerá uma mobilização em Taquara Verde e no dia 20 será a caminhada no bairro Santa Catarina.

Além disso, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, lança o novo site da Campanha Defenda-se, que traz materiais educativos sobre a autodefesa de crianças contra o abuso e a exploração sexual.

Site da Campanha Defenda-se

O site foi criado para facilitar e ampliar o acesso de crianças, familiares, educadores e outros profissionais, que fazem o atendimento direto a meninos e meninas, a materiais de qualidade que auxiliem nos processos de enfrentamento à violência sexual, tornando a navegabilidade simples tanto para crianças, quanto para adultos. Agora, além de poder assistir aos vídeos nas diferentes linguagens (LIBRAS, áudio-descrição, legendas em português, inglês e espanhol) e ouvi-los por meio de spots para rádio, também será possível fazer download desses materiais.

Outra novidade do espaço é o compartilhamento de práticas educativas desenvolvidas a partir da Campanha Defenda-se. Nele, educadores de todo o país poderão trocar experiências sobre como desenvolveram atividades educativas para defesa dos direitos de crianças e adolescentes.  “A ideia é promover um espaço de intercâmbio de experiências educativas embasadas na Campanha, a fim de que educadores de todo o país possam inscrever as atividades que têm desenvolvido e inspirar aqueles que ainda não sabem como incluir a autodefesa e a educação em sexualidade em suas práticas pedagógicas”, explica Vinícius Gallon.

A campanha “Defenda-se” contribui com as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, ao promover a autoproteção de meninos e meninas contra o abuso e a exploração sexual por meio de vídeos educativos de versão amigável. Os vídeos ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender, seja relatando a violência para alguém de confiança, ou fazendo a denúncia diretamente para o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos.  O site do projeto é www.defenda-se.com

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br  

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam açõesde humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br.

 

Sair da versão mobile