O município de Caçador tem registrado diversos casos de caxumba nos últimos dias, o que vem preocupando a população. Apesar desses registros, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, a situação não é considerada surto, já que não há várias pessoas que vivem em um mesmo ambiente com o diagnóstico da doença.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Paula Brustolin Xavier, o aumento no número de casos foi registrado em todo o Estado. Ela destaca ainda que, devido a isso, houve aumento na procura pela vacina. “A vacinação contra caxumba é feita em duas doses. As pessoas que estiveram em contato com alguém que está com a doença deve procurar a unidade de saúde, caso não tenha tomado as doses”, salientou.
Vale lembrar que a vacina é disponibilizada para pessoas com até 29 anos. “O SUS não realiza o exame para comprovação da doença. Quem não tiver tomado as doses necessárias deve comparecer a unidade de saúde de seu bairro com a carteira de vacinação. A prevenção ainda é a melhor forma para evitar a doença”, completa.
Sintomas:
Inchaço e nas glândulas salivares infectadas (localizadas embaixo da mandíbula), dor muscular e ao engolir, febre, mal-estar, inapetência são sintomas da infecção, menos intensos nas crianças do que nos adultos.
Os seguintes sinais sugerem complicações da doença e exigem assistência médica imediata:
* dor e inchaço nos testículos e na região dos ovários;
* náuseas, vômitos, dor no abdômen superior;
* rigidez na nuca, dor de cabeça e prostração.