Ícone do site Notícia Hoje

Casos suspeitos de H1N1 chegam ao Maicé, em Caçador, e população deve ficar alerta

Dois casos suspeitos de Gripe H1N1 chegaram ao hospital Maicé, em Caçador, na semana passada. Por isso, a população deve ficar alerta e procurar postos de saúde antes de se dirigir ao hospital.

A medida visa diminuir a possibilidade de risco de contágio pela doença, que é facilmente transmitida através do ar, por causa de tosse ou espirros das pessoas infectadas e ao tocar objetos que estão contaminados com os vírus e depois tocando sua boca ou seu nariz.

Publicidade

“Nosso pedido é para que a comunidade procure, antes de tudo, os postos de saúde que ficam próximos das suas casas, onde o acúmulo de pessoas é menor. Lá, existem profissionais médicos que vão identificar se trata-se de uma gripe comum ou outra doença mais grave e, então, encaminhar para outro tipo de tratamento”, destacou a enfermeira Katia Engel.

Katia ressaltou que, para a segurança e saúde da população, o Maicé deve ser procurado apenas em casos de urgência e emergência, quando de fraturas ou outros acidentes mais graves, por exemplo. “Muitas pessoas têm vindo até o Pronto Socorro por conta de dor de cabeça ou febre e trazem junto crianças, que são mais vulneráveis à gripe e, como já tivemos alguns casos suspeitos, elas podem mesmo contrair a doença aqui, principalmente pelo ar”, completou a enfermeira.

Os dois casos suspeitos acabaram não se confirmando, mas todos devem ficar alertas. “Estamos tentando preservar a saúde população com este alerta. Quanto mais aglomero de  pessoas no Pronto Socorro, mais chances de várias serem infectadas com a doença. Ressaltamos mais uma vez: que a comunidade procure antes os postos de saúde ou mesmo o Pronto Atendimento e que venham ao Maicé somente em casos de urgência ou emergência”, finalizou Katia.

Sair da versão mobile