Ícone do site Notícia Hoje

Capacitações sobre o Plano Municipal de Ensino fizeram parte do ano letivo, em Caçador

A Secretaria de Educação realizou cursos de capacitação sobre o Plano Municipal de Ensino no decorrer do ano para todos os colaboradores da rede municipal de ensino. Os temas abordados foram: Uso pedagógico das ferramentas e sua manutenção preventiva e corretiva, e, Estudos sobre a BNCC e construção do currículo do município de Caçador. Esta capacitação está dentro da Meta 16 e Estratégias, tem como objetivo: Formar em articulação com o Estado e a União, 50% (cinquenta por cento), dos professores da educação básica em nível de pós-graduação até o último ano de vigência deste Plano.

Os assuntos trabalhados foram a Identificação de peças de computador e sua funcionalidade; Desmontagem identificação e montagem de computadores; Atividades pedagógicas com uso de diferentes softwares livres; Utilização de equipamento fotográficos e de vídeos para apresentações de atividades pedagógicas; Prevenção e correção de problemas tecnológicos;

Publicidade

Prevenção saúde mental; Atividades e jogos matemáticos; Estudo e planejamento da base comum curricular; A prática pedagógica, qualificada e a saúde mental dos profissionais da educação; Como promover a aprendizagem e melhorar o desempenho escolar/literatura, experiências e modernidade. A importância da leitura de textos literários e da contação de histórias na formação do indivíduo; Estratégias de produção e reescrita de textos – teoria e prática; Implementação dos 40% da BNCC – currículo municipal; Operações na resolução de problemas/ jogos/ atividades práticas/ material moldado; Avaliar por competências e habilidades; Promover aprendizagem e melhorar o desenvolvimento; Primeiros socorros; Jogos teatrais e contação de histórias; Promover aprendizagem e melhorar o desenvolvimento motor.

Foram 176 horas de curso, com certificado. “Nosso objetivo foi garantir a todos os profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualização dos sistemas de ensino”, finalizou a secretária de Educação, Josete Estrowispy.

 

 

Sair da versão mobile