Com mais de 25 mil inscritos, o concurso para o cargo de soldado da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) começou com uma polêmica. As provas foram aplicadas neste domingo (11) em 12 cidades do Estado. Enquanto respondiam às questões, alguns candidatos encontraram erros de digitação espalhados pelo caderno. Um deles, por exemplo, estava no cabeçalho de apresentação da prova. O nome da corporação foi colocado errado: “Políca Militar”.
Há também erros de siglas em perguntas e um número que aumenta consideravelmente a pena para o crime descrito no cabeçalho de uma das questões. Desde a tarde de domingo, as imagens dos cadernos de provas se espalharam pelas redes sociais. A PM-SC ficou sabendo dos fatos e já se pronunciou por nota.
Segundo a corporação, “todas as denúncias estão sendo devidamente registradas e formalizadas para interpelação à empresa responsável pela realização da prova, abrindo prazo para que apresente as explicações devidas”. A banca que fez a prova é o Instituto Professor Carlos Bittencourt (Incab), do Rio de Janeiro. A coluna tentou contato com a entidade, mas não recebeu uma resposta até o fechamento deste texto.
Responsável pela coordenação do concurso dentro da PM-SC, o coronel Luciano Pinho destacou que a corporação não se envolve nas duas primeiras etapas do processo seletivo, que são as inscrições e a prova escrita. Elas são de responsabilidade da banca. Pinho disse que a corporação já recebeu reclamações e as formalizou.
— Vamos interpelar a empresa, que é a prestadora do serviço, nas regras do contrato para que ela apresente suas explicações do porquê os erros aconteceram. Estamos analisando com a nossa equipe técnica para verificar se há alguma cláusula contratual que nos permita aplicar uma sanção à empresa — explicou.
Para Pinho, o concurso não será prejudicado. O que pode ocorrer é a apresentação de recursos por parte dos candidatos com apontamento sobre as questões. Dessa forma, a banca analisa e pode anular a pergunta ou conceder o ponto para o aluno.
Concluída a fase das provas, a PM-SC assume definitivamente o concurso para as próximas etapas. A primeira delas é o exame de saúde.
Com informações NSC Total