Notícia Hoje

Câmeras de segurança começam a ser instaladas, em Caçador

Câmeras de segurança começaram a ser instaladas, em Caçador, pela empresa Patrimonial, vencedora do processo licitatório. Ao todo, serão colocadas 300 câmeras em prédios públicos, como escolas e postos de Saúde, além de áreas de grande concentração de pessoas, como ruas, praças, Parque Central e pista olímpica.

O projeto é encabeçado pela Prefeitura de Caçador, em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, com vigilância durante 24 horas por dia. “Nosso objetivo é aumentar a segurança de espaços públicos e do cidadão. Com estas câmeras, ampliaremos o nosso campo de visão onde não podemos estar presencialmente”, destacou Alessandro Gonçalves, diretor da Guarda.

Publicidade

Nesta primeira etapa, foram instaladas 100 câmeras nas mais diversas escolas municipais. As outras 200, que incluirão postos de Saúde, praças e ruas da cidade, serão instaladas a partir do início de janeiro.

A Central já está sendo instalada no Batalhão da PM de Caçador, no local onde já existe o monitoramento do sistema Bem-Te-Vi, que conta com 10 câmeras. Além dos policiais militares, no local vão atuar também guardas municipais, durante 24 horas por dia.

“Tudo isso facilita o nosso trabalho. Vamos receber a ligação e se houver um crime em um local em que está sendo monitorado, podemos visualizar as características da pessoa para repassar para que os policiais ou mesmo, em caso de acidente de trânsito, acionar a Guarda Municipal. Ganhamos agilidade no atendimento”, destacou o comandante da PM de Caçador, tenente-coronel Renato Leandro de Medeiros.

Além disso, o comandante lembrou que o efetivo da PM de Caçador é reduzido e que as câmeras terão uma função de grande importância. “Sou a favor das câmeras porque é sabido de todo mundo que trabalhamos com um efetivo reduzido, e com este monitoramento, amplia os nossos olhos, complementando essa falta de pessoas. Estas câmeras ampliarão os nossos olhos. Quem ganha é a comunidade. A Prefeitura está de parabéns”, finalizou.

O delegado Regional, Fabiano Locatelli, lembrou que, em 2017, foram iniciadas as discussões de estratégias para área da segurança pública de Caçador. “Além da parceria para atuação conjunta entre as instituições, a Prefeitura se propôs a implementar tecnologias para otimizar o trabalho das forças de segurança no município e isso hoje está sendo colocado em prática através da instalação de 300 câmeras”, destacou.

“Destacamos, nesse ponto, a relevância com que o município de Caçador, através do seu prefeito Saulo, tem tratado as questões de segurança pública, e isso certamente refletirá na redução dos índices de criminalidade na nossa cidade, trazendo maior qualidade de vida para os caçadorenses”, finalizou.

Além das câmeras, a Prefeitura deverá, em breve, fazer a instalação de OCRs nas entradas da cidade. Estes equipamentos servem para reconhecimento de veículos, auxiliando na localização de carros furtados, por exemplo. “Estamos avançando muito na área da segurança. Quando saí da Prefeitura, em 2011, tínhamos mais de 200 câmeras em Caçador. Infelizmente, este monitoramento foi abandonado e, agora, estamos novamente colocando em prática este projeto. Isso vai trazer mais segurança para o cidadão, para as crianças, e auxiliar as polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal, a manter a ordem em nossa cidade”, destacou o prefeito Saulo Sperotto.

Saulo ainda lembrou que são muitas as ações em prol da segurança por parte da Prefeitura. “Já fizemos a entrega de veículos para a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Bombeiros Voluntários. Mesmo a Segurança Pública sendo responsabilidade do Governo do Estado, nós sempre vamos auxiliar para que os caçadorenses tenham mais segurança e qualidade de vida”, concluiu.

Sair da versão mobile