Notícia Hoje

Câmara sedia mostra “Cotidiano da Fé”

A 2ª Semana do Contestado de Caçador estreia com a apresentação da Orquestra Municipal de Caçador e abertura da exposição ‘A Cotidiana Fé’ do artista plástico, Leandro Vitto. A mostra realizada em parceria com a Câmara Municipal e a Fundação Municipal de Cultura retrata lugares, altares e o dia a dia das pessoas que se envolvem com os atos da fé. A visitação é gratuita e estará aberta para toda a comunidade a partir dessa segunda-feira (17) até dia 30 de outubro, no Espaço Cultural Almir João Binotto da Casa Legislativa.

convite-exposicao-contestado-1

Publicidade

Fé, cultura e imaginário social popular integram “A Cotidiana Fé” que reúne 16 imagens em grandes dimensões, com enfoque nas manifestações cotidianas, materializadas nas figuras dos curandeiros e benzedeiras. Conforme Vitto, para obter as imagens, ele peregrinou durante um ano pelos bairros de Caçador, Lebon Régis e Calmon, todos no meio-oeste catarinense, em busca de personagens reais. Nesta busca foram identificadas 36 pessoas que mantêm viva a tradição de benzedeiros e rezadores.

O resultado desta expedição também pode ser conferido no livro do artista que leva o mesmo nome da exposição “A Cotidiana Fé” que será distribuído ao público durante a mostra.

Artista plástico Leandro Vitto

Nasceu em Caçador – SC, em 1967. Autodidata, iniciou suas atividades em 1986, expondo desenhos em coletivas. Transferiu-se para Curitiba – PR, neste período frequentou o atelier livre de gravura no Solar do Barão com orientação de Juliane Fugantti; ingressou como estagiário no centro de restauração do Museu do Paraná.

Além de obras bidimensionais faz incursões por instalações e tridimensionais; foi membro do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Santa Catarina e da diretoria do Fórum Estadual de Dirigentes Municipais de Cultura, exerceu cargo de diretor do Departamento Municipal de Cultura – Caçador, 1997 a 2001.

Vitto tem seu nome inscrito no Indicador Catarinense das Artes Plásticas 2ª edição – Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, tem três projetos fotográficos autorais aprovados pelo Sistema Estadual de Incentivo à cultura – “MACROFOTOGRAFIA Universo Oculto – 2001”, “A Cotidiana Fé – 2004” e “O Povo do Sol Nascente em Terras Catarinenses” – 2005. Mantem desde 2001 Ateliê Escola de Arte para iniciantes e avançados.

 

Principais Exposições

 

 

Oficinas de fotografia

 

Prêmio e Menções

Confira a nossa Programação

 

FICHA TÉCNICA

Histórico Orquestra Municipal de Caçador

 

Fundada no ano de 2013 a “Orquestra Municipal de Caçador” é composta por alunos e professores das oficinas de música da Fundação Municipal de Cultura de Caçador. Através da prática instrumental, é possível promover a formação cultural da criança, seu desenvolvimento humano e a construção da cidadania incentivando o convívio e a partilha de esforços para uma completa realização de trabalho em equipe.

A ideia da formação da orquestra partiu do professor e maestro Anderson Fabricio Pereira, cujo objetivo é em oferecer uma atividade extracurricular de maior nível musical, para assim contribuir no desenvolvimento cultural do indivíduo, com vistas no resultado do coletivo, agindo em prol da construção de uma sociedade culturalmente enriquecida incentivando ao processo de profissionalização ao mercado musical dos nossos alunos.

Hoje a orquestra conta com 25 músicos entre instrumentos de cordas e sopros, e com 3 professores responsáveis, são eles: Anderson Fabricio Pereira coordenador geral, maestro e professor de sopros. Mauro França e Saulo Carlin professor de cordas.

 

AGENDE-SE

Conheça a nossa programação

 

De 17 a 30 – 17h: Exposição “Cotidiano da Fé”, do artista plástico Leandro Vitto. Apresentação da Orquestra Municipal de Caçador. Local: Espaço Cultural Vereador Almir João Binotto, da Câmara Municipal de Caçador.

24 – 19h30min: Lançamento da obra “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”, de autoria do historiador Delmir José Valentini e apresentação do teatro “O Exército Encantado”, da Cia de Artes Vento Negro, no Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.

25 – 19h30min: Sessão Especial do Contestado. Premiação concurso de acróstico, poema e redação das escolas. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.

26 – 14h: Oficina de plantas medicinais da região, com Alesio Passos dos Santos e o médico César Paulo Simionato, para a Pastoral da Saúde. Local: Salão da Igreja Nossa Senhora Rainha, no Santelmo.

19h30min: Oficina de plantas medicinais da região, com Alesio Passos dos Santos e o médico César Paulo Simionato, aos acadêmicos. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.

27 – 19h30min: Lançamento da obra “Vicente Telles: O Mensageiro do Contestado”, de autoria do jornalista Moacir Pereira e palestra com Vicente Telles. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.

27 e 28 – 09h: Oficina de plantas medicinais da região para a Pastoral da Saúde, com Alesio Passos dos Santos, ambientalista, professor de fitoterapia, colecionador e cultivador de plantas medicinais, e o médico Dr. César Paulo Simionato, coordenador do Horto Medicinal do Hospital Universitário da UFSC. Local: Salão da Igreja Cristo Redentor, no Berger.

14h: Oficina de plantas medicinais da região para Profissionais da Saúde, com Alesio Passos dos Santos e o médico, César Paulo Simionato, coordenador do Horto Medicinal do Hospital Universitário da UFSC. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.

27 e 28 – 8h30min às 12h e 13h30min às 17h: PROLER – Literatura do Contestado: palestra e sessão de autógrafos com o jornalista, Afonso Romano de Sant´ana, o professor Dr. Ezequiel Theodoro da Silva. Oficinas temáticas, varal de poesias, feira de livros e atividades paralelas. Local: Auditório da Reitoria da UNIARP.

28 – 9h e às 14h: Teatro na Câmara: apresentação do “Contestado Encantado”, da FMC/SESC e Secretaria de Educação; e Chica Pelega, Grupo de Teatro Janela da Arte. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.

28 – 19h30min: Mesa Redonda: “A Religiosidade Contestada”, apresentada pelo jornalista João Batista e participação do professor Carlos Matias, do IFSC e o padre Gilberto Tomazi, especialistas em História do Contestado. Mediador: padre Márcio Martins. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.

29 – 09h30min: Puxirão do Monge: campanha de conscientização, limpeza e preservação da natureza e atividades lúdicas, no Loteamento Monge João Maria.

29 – 14h: Atividades no Parque Central: apresentações culturais, mateada, feira de produtos orgânicos, de ervas medicinais e de artesanato e brinquedos para as crianças. Local: Parque Central José Rossi Adami.

15h – Causos com Pinduca, da Etnia Cabocla de Caçador

15h40min – “Bicho de sete cabeças em fúria”, Grupo de Teatro Temporá

16h40min – Oficinas da FMC, dança contemporânea “Em tempos de opressão”, com a professora Maria Luiza Zardo Pegoraro, da FMC

16h50min – “Quero ser como criança”, Grupo de Teatro Shekináh

17h10min – “Maria Rosa e o Contestado”, jazz com a professora Minéia Mafioleti, da FMC

17h20min – Grupo Querência dos Amigos, com Gianderson Mott

17h50min – “Contestado Encantado”, da FMC/SESC e Secretaria de Educação

18h30min – Lançamento do CD de Rock “Conceitual do Contestado”, da Banda de Rock Peabirus

30 – 14h: Apresentações culturais. Local: Parque Central José Rossi Adami.

15h30min: “Chica Pelega”, grupo Ritos do Contestado, de Lebon Régis

15h50min: Viola Cabocla, de Lebon Régis

17h – Missa Cabocla. Local: Parque Central José Rossi Adami.

Sair da versão mobile