Na tarde de segunda-feira (5) a Defesa Civil divulgou um levantamento com as altas temperaturas registradas no Oeste de Santa Catarina. No topo da lista aparece Itapiranga com 43 °C, seguida por Caibi com 36 °C e Pinheiro Preto com 35.9 °C. O calor intenso deve seguir até a sexta-feira (9).
Risco alto no Oeste e Extremo-Oeste
A Defesa Civil divulgou uma nota sobre o calor intenso no estado. Os dias já começam abafados e as temperaturas se elevam rapidamente até o período da tarde, quando as máximas variam de 36 e 38°C, podendo chegar a 40°C no Oeste.
Parte do Oeste e Extremo-Oeste estão em alerta com risco alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo.
Recomendação em relação ao calor intenso
A Secretaria de Defesa Civil de SC recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.
Forte onda de calor
O meteorologista, Piter Scheuer, explica que é um processo normal do verão. “O que acontece é uma onda de calor forte assim como no inverno que tem massas de ar frias extremamente consistentes. Então é normal”, completa.
Leia mais: Calorão cria ‘panela de pressão’ em Santa Catarina e provoca temporais isolados nesta terça