Notícia Hoje

Caçadorense assume o Governo do Paraná

A partir desta sexta-feira, 6, a caçadorense Cida Borghetti (PP) será a primeira mulher a governar o Estado do Paraná. Cida assume o Governo do Estado com a desincompatibilização do governador Beto Richa (PSDB), que disputará uma cadeira ao Senado em outubro. Beto e Cida foram eleitos no 1º turno em 2014 com 3,3 milhões de votos dos paranaenses.

Publicidade

“Será a continuidade de um governo que vem apresentando resultados muito positivos. Os bons programas e ações continuam e devem ser ampliados”, disse Cida Borghetti durante entrevista recente no Palácio Iguaçu. “Agradeço ao governador Beto Richa a oportunidade de ser a primeira mulher a governar o Paraná”, acrescenta.

Cida é empresária, formada em administração pública com especialização em políticas públicas.

Foi deputada estadual e deputada federal, presidiu voluntariamente o Provopar Maringá e chefiou o escritório de representação do Paraná em Brasília, a primeira e única mulher a assumir o cargo.

Construiu carreira defendendo a saúde preventiva das mulheres, a proteção às crianças e às famílias e o fortalecimento dos municípios. São cerca de 25 anos de atuação política.

“Essas boas experiências no legislativo e no executivo do munícipio, estado e união me dão a confiança de que posso contribuir muito mais pelo desenvolvimento e crescimento do Paraná. Sinto-me preparada”

Com a posse, Cida Borghetti (PP) se consolida como um dos nomes mais competitivos ao Governo do Estado nas eleições de outubro.

Nascida na cidade de Caçador em 18 de fevereiro de 1965, Cida Borghetti adotou o Paraná como sua terra. Filha dos descendes de imigrantes italianos, Ires Anna e Severino Ivo Borghetti, Cida foi ao Paraná com apenas dois anos.

Décima filha de uma família de 13 filhos, Cida quase não nasceu. Sua mãe, no sétimo mês de gestação, sofreu um acidente de ônibus no trajeto Caçador a Porto União, no município de Matos Costa. Ao pedir proteção a Nossa Senhora Aparecida o bebê de sete meses nasceu saudável e foi batizado de Maria Aparecida Borghetti.

Após o ocorrido a família construiu a capela da padroeira do Brasil na curva da rodovia. O local hoje é ponto turístico da cidade e deve ser reformado em breve.

Sair da versão mobile