Caçador vai receber doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19, para imunizar 490 pessoas. Cada uma vai receber as duas doses.
A confirmação do número de vacinas aconteceu na noite desta segunda-feira, 18, pela Regional de Saúde.
Deste total, 27 são pessoas com mais de 60 anos, institucionalizadas e, 463 profissionais de Saúde.
“É importante frisar que estamos trabalhando de maneira conjunta com os demais municípios da regional de Saúde para otimizar ao máximo a aplicação destas doses essenciais”, explicou o secretário de Saúde, Roberto Marton.
As doses da vacina devem chegar nesta terça-feira a Caçador e a vacinação inicia em seguida.
Orientação para vacinação
O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme abaixo:
– Trabalhadores de saúde: diante das doses disponíveis para distribuição inicial e a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional.
Ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde conforme disponibilidade de doses:
- Profissionais que atuam nas UTIs COVID-19;
- Profissionais que atuam nas Emergências COVID-19;
- Profissionais que atuam no atendimento clínico hospitalar COVID-19;
- Profissionais do SAMU;
- Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);
- Equipes de vacinação que estiverem diretamente envolvidas na vacinação dos
grupos elencados para esta etapa.
“Todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade da vacina”, diz o comunicado da Secretaria de Estado da Saúde.
“Tão logo tenhamos as vacinas, serão aplicados estes critérios e, aos poucos, vamos atingindo a totalidade da recomendação. Com as novas remessas e novas diretrizes, passaremos a disponibilizar aos demais grupos da população, sem esquecer nunca das medidas básicas de cuidados, como o uso das máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos”, finalizou o prefeito em exercício, Alencar Mendes.