Para aqueles que são admiradores de todas as formas de expressão cultural e que sentem falta de eventos que possibilitem o reconhecimento e a divulgação de projetos autorais e de cultura regional em Caçador, existe um projeto que pretende integrar todos os tipos de artes e possibilitar às pessoas novas experiências com o espaço público e a produção artística e cultural locais.
O projeto está se desenhando voluntariamente pelas mãos de produtores culturais, artistas e demais simpatizantes e incentivadores da cultura de Caçador.
Conforme um dos organizadores, o Técnico de Cultura do Sesc, Gustavo Zardo, o evento se originou da carência de eventos que reconheçam e incluam em sua programação a produção artística local.
O produtor cultural, Giovani Schiavini, que também faz parte da organização do projeto, ressalta que apesar da falta de incentivos e ações de fomento à produção artística local, existem produções de qualidade na região. “Frente a outros projetos e iniciativas já existentes – os quais este projeto se apropriará – como “Arte em Toda Parte”, uma iniciativa da vice-prefeita, Luciane Pereira; a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura; as diretrizes e filosofias culturais/artísticas do Sesc; e iniciativas de produções independentes, como o projeto “Ocupe Caçador”, surge a proposta da criação de uma mostra que reconheça e dê visibilidade às produções artísticas e culturais da região do Contestado”, explica.
A mostra, que deve acontecer na primeira semana de dezembro, propõe a democratização do acesso à produções artísticas não comerciais, sejam elas autorais ou relacionadas à cultura tradicional regional.
No evento serão inclusas produções artísticas locais, contando com apresentações, workshops e exposições envolvendo as áreas de música, artes cênicas, artes visuais, dança, cinema e artesanato.
Para fazer o projeto ganhar vida, os organizadores ainda precisam firmar parcerias com instituições que possam contribuir com o material de estrutura e logística necessários para que a mostra aconteça da forma mais profissional possível, levando em conta a segurança, a qualidade técnica, infraestrutura e bem-estar dos artistas, do público e organização. “Já mapeamos algumas instituições que serão muito importantes para a realização do projeto e esperamos que a população em geral entenda a proposta e prestigie o evento, que será apenas o início de uma nova visão de cultura em Caçador”, afirmam.