Ícone do site Notícia Hoje

Caçador decreta situação de emergência por causa das chuvas

A Prefeitura de Caçador decretou, na tarde desta segunda-feira, 3, Situação de Emergência por conta dos diversos estragos causados pelas chuvas, na semana passada. Além de alagamentos nas áreas mais baixas da cidade, a captação de água da BRK teve que ser desligada, já que a água do rio submergiu as bombas. Por conta disso, cerca de 90% da população de Caçador ficou sem água tratada.

O decreto de Situação de Emergência foi definido em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa Civil e assinado pelo prefeito Saulo Sperotto. “Somente no interior, tivemos 3 pontes que foram destruídas, bem como, muitos estragos pela cidade. Com o decreto, a Prefeitura terá mais liberdade para fazer os consertos e obras necessárias”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Elóy Bisotto.

Publicidade

Além disso, o prefeito Saulo já determinou ainda que a Secretaria de Infraestrutura realize levantamento de custos para obras de drenagem nos bairros DER e Vila Paraíso (Santelmo). “Houve a tentativa de se buscar recursos junto ao Governo Federal, mas infelizmente nossos pedidos foram negados”, destacou o gestor de Projetos da Prefeitura, José Cassio.

Em menos de 24 horas, choveu em Caçador cerca de 160 mm, mais do que o esperado para todo o mês de junho. “Com isso, tivemos enxurradas pela cidade e o nível dos nossos rios subiu de forma repentina. Infelizmente, trata-se de uma situação bastante atípica e que só foi verificada anteriormente em 2010”, completou Bisotto.

O rio do Peixe chegou a marcar 5,41 metros acima do leito normal. “Vamos realizar as obras necessárias para consertar os estragos causados pelas chuvas e buscar resolver situações pontuais, como as dos córregos”, finalizou o prefeito Saulo.

Sair da versão mobile