O frio ganhou força e a quinta-feira (12) registrou o amanhecer mais gelado da semana até o momento, em praticamente todas as cidades catarinenses.
Por volta das 8h30, pelo menos 20 cidades estavam com temperaturas negativas. A mínima chegou a -5,6°C, em Urupema, na Serra catarinense. (Veja tabela abaixo)
Segundo a Central NSC de Meteorologia, o frio mais intenso está concentrado nas áreas de baixadas, já que o ar frio é mais “pesado” e fica “preso” em áreas de vales.
Por conta disso, aumentam as chances de ter nessas regiões as menores temperaturas, como ocorreu na cidade mais fria do Estado, em Urupema. No Morro das Torres, um dos pontos mais altos, o termômetro marcava 0,3°C às 5h, e -5,1°C no Centro, no mesmo horário.
O frio combinado com o ar mais seco trouxe geada para vários lugares de Santa Catarina. Mas, o ar seco também acaba inibindo a formação de nuvens e a previsão para esta quinta é do predomínio de sol.
Com isso, as temperaturas da tarde sobem um pouco e as máximas atingem 17°C na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte.
Os dados são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometereologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), órgão que monitora as condições climáticas.
Mínimas em SC:
(Informações atualizadas às 8h30)
-5,6°C Urupema
-3,3°C Curitibanos
-3,2°C Frei Rogério
-2,8°C Bom Jardim da Serra
-2,6°C Ponte Alta do Norte
-2,6°C Caçador
-2,6°C São Joaquim
-1,9°C Vargem
-1,7°C Brunópolis
-1,3°C Santa Cecília
-1,1°C Otacílio Costa
-1,1°C Monte Castelo
-0,9°C Videira
-0,8°C Major Vieira
-0,8°C Campos Novos
-0,6°C Rio das Antas
-0,4°C Lebon Régis
-0,4°C Maravilha
-0,3°C Itaiópolis
-0,3°C Irineópolis
-0,2°C Rio Negrinho
-0,2°C Lages
-0,1°C Três Barras
0°C Papanduva
0°C Porto União
As maiores cidades catarinenses também registraram um final de madrugada gelado:
6,1°C Joinville
4,4°C Florianópolis
3,8°C Criciúma
3,3°C Chapecó
Com informações G1 SC