Notícia Hoje

BRK CAÇADOR: 6 bilhões de litros de água produzidos em um ano  

Assim como o ar, a água é vital a nossa existência. E nesse 22 de março, Dia Mundial da Água, a BRK Caçador, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no município, convida você para conhecer o processo que leva a água potável até sua casa, bem como refletir sobre hábitos de consumo.

Na escola, assim que iniciamos os estudos em geografia, ouvimos que a Terra é conhecida como “planeta água” e isso não é à toa: cerca de 70% da superfície terrestre é feita dela. O que muitos de nós não percebemos é que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao consumo.

Publicidade

Se essa informação ainda não chamou a sua atenção para a forma que utilizamos e, muitas vezes, desperdiçamos esse recurso, reflita: apenas 2,5% de toda a água no mundo é doce, sendo que a maior parte (69%) está concentrada nas geleiras e outros 30% são águas subterrâneas armazenadas em aquíferos.

Faça o cálculo! De toda a água doce existente no mundo, somente 1% encontra-se nos rios e são eles os maiores responsáveis por abastecerem a população mundial, que em novembro de 2022 ultrapassou 8 bilhões de pessoas. Talvez agora seja possível compreender o peso que possui a palavra e a ação de “desperdício”.

Diferentemente de outros lugares no planeta que sofrem com a escassez de água potável, Caçador possui esse recurso de fácil acesso, bastando apenas conectar as casas até o Rio do Peixe, certo? Não mesmo! Para que todos nós usufruamos da água possível de ser consumida (potável), existe muito trabalho, tecnologia e controle de qualidade envolvidos.

Em 2022, a BRK produziu mais de 6 bilhões de litros de água, distribuindo esse volume em mais de 250 quilômetros de redes que atravessam a cidade e ligam cada uma das edificações (casas, prédios, empresas) ao processo realizado na Estação de Tratamento de Água – ETA. “A BRK Caçador tem capacidade de tratar cerca de 250 litros por segundo. Toda a água produzida é armazenada em 27 reservatórios espalhados estrategicamente pela cidade, que somam uma capacidade de armazenamento de mais de 7 milhões de litros”, informa Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK Caçador.

E o maior diferencial neste processo é a certeza de que a água que chega aos lares caçadorenses possui qualidade atestada. “Quando a concessionária assumiu os serviços públicos de água e esgotamento sanitário na cidade, uma das primeiras ações foi a mobilização interna para a execução do Plano de Segurança da Água, uma importante ferramenta de confirmação e orientação para o desafio que assumimos. Neste plano, investimos alto na readequação da ETA e no controle do ciclo de produção, o que garantiu que a BRK Caçador produza água potável de excelente qualidade, segura para o consumo, superando os padrões de potabilidade brasileiro e atendendo aos padrões internacionais mais rígidos”, comemora o gerente.

A BRK realiza em torno de 140 análises por dia, somando mais de 55 mil análises ao ano, atingindo o indicador de qualidade em 100%. O Relatório Anual de qualidade de água, que resume o trabalho e controle realizados no ano passado pela BRK, está sendo distribuído gratuitamente aos consumidores pela equipe de leituras da concessionária.

 

INFOGRÁFICO

Conheça como é o processo de tratamento da água

Todo o processo inicia no Centro de Captação da Água Bruta localizado no bairro Santa Catarina, às margens do Rio do Peixe. A primeira etapa é o gradeamento (1) onde ocorre a remoção de folhas e materiais grosseiros que podem ser trazidos pela água. Após essa etapa ocorre a captação em si (2), que é o sistema utilizado para retirar a água do manancial (rio).

Três bombas levam a água até a Estação de Tratamento (ETA), que fica na rua Amazonas, também no bairro Santa Catarina. Ao chegar, a água passa pelo processo de coagulação (3), onde há a adição e dispersão de coagulantes para facilitação a floculação (4), agrupando os resíduos em coágulos, formando flocos mais densos.

A quinta etapa é a decantação (5), onde os flocos gerados no processo anterior são depositados no fundo dos tanques pela ação da gravidade, fazendo a água seguir para a etapa de filtração (6), passando pelos filtros feitos por areia, seixo e antracito, capazes de reter os flocos, as impurezas e os protozoários.

Com a água limpa, há o início do processo de fluoretação (7), onde há a adição de fluoretos que permitem a redução da cárie dentária infantil em até 65%. A etapa seguinte é a cloração (8), com a adição de cloro na água fazendo o processo final de desinfecção, assegurando a eliminação de microrganismos patogênicos (agentes causadores de doenças). Assim a água é enviada para os 27 reservatórios espalhados por todas as localidades de Caçador (9) e é distribuída (10) para os mais de 78 mil habitantes da área urbana da cidade por meio de tubulações e estações de bombeamento. O mais surpreendente é que todo esse processo de tratamento ocorre em apenas cinco horas.

 

Contato com a BRK 

Em caso de dúvidas, a BRK tem canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail contatocacador@brkambiental.com.br ou indo até a loja de atendimento que fica na rua Conselheiro Mafra, n° 351, no centro.

 

Sair da versão mobile