Há exatos 48 anos, uma semente foi plantada em Caçador. Ali nascia os Bombeiros Voluntários. Na época, criado apenas para combater incêndio em residência, que na época eram muitos, a entidade foi crescendo até se tornar o que é hoje.
A criação dos Bombeiros Voluntários foi a partir do idealismo de um grupo de cidadãos caçadorenses, A reunião de fundação, que aconteceu no salão nobre da Prefeitura, contou com a presença do então prefeito Ardelino Grando e de outros abnegados cidadãos como: ErazineFreibergr, Alfieri Freibergr. Elvide Zir, Armindo Bombassaro, Márcio Soares, Nivaldo Detroz, Guido Graeff, Taylor Tosetto, Renato Zanti e Rogério Fernandes.
No início as dificuldades eram muitas. Os trabalhos preliminares da corporação foram efetuados com abnegados esforços dos seus integrantes, pois não possuíam ainda uma sede própria e contavam com apenas uma viatura de propriedade da Prefeitura, que além de ser utilizada no combate a incêndios, também servia a toda a comunidade. Neste local a sede permaneceu durante cerca de três anos, período em que não faltou empenho e dedicação dos seus integrantes, cerca de 12 bombeiros voluntários, que não mediam esforços para o desenvolvimento da entidade.
Como resultado desses esforços, além da instalação da nova sede, situada em pavilhão cedido gratuitamente pela Empresa Fezer, onde permaneceu por cerca de um ano, e após num pavilhão, também cedido gratuitamente pela antiga Empresa Roveda e Cia Ltda, onde permaneceu por cerca de dez anos, a corporação adquiriu três viaturas próprias: um veículo Ford F-350 ano 1962, adquirida com recursos próprios, hoje desativada em função de seu desgaste pelo intenso uso; um veículo caminhão Dodge D-700 novo, adquirido com recursos advindos de doações efetuadas pela comunidade e um veículo caminhão GM/Chevrolet C-60, doada pela “CONDEC”.
Por iniciativa do corpo diretivo e membros da corporação, apoiada pela Associação Comercial e Industrial de Caçador que se responsabilizou pelo angariamento dos recursos, foi construída pela empresa Unidas Indústria e Comércio de Refrigeração e Serralheria Ltda, a sede própria e definitiva na rua General Sampaio, 200, inaugurada em 30 de novembro de 1985.
Após se estabelecer em sua sede própria, inicia-se um período de grande crescimento da entidade, com aquisição de novas viaturas, equipamentos e, principalmente, formação e preparação de novos bombeiros voluntários. Esta evolução foi possível graças ao empenho dos membros da entidade, respaldados pelo apoio recebido dos diversos órgãos e entidades públicas, privadas e de serviços deste município e dos governos Municipal e Estadual.
Atualmente, a corporação possui 17 viaturas na sua frota com uma média de 30 atendimento ao dia, atendendo de segunda a segunda 24h por dia.
Parabéns aos nobres e valorosos bombeiros pelos seus 48 anos de existência.