O corpo do cão Barney, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, foi encontrado por volta das 11h, deste domingo (5) em um rio de Sangão, no Sul do estado. O animal foi levado pela correnteza após entrar na água durante as buscas por um homem de 60 anos, no Rio Urussanga, em Içara, nesta sexta-feira (3). Ele tinha 2 anos e atuava em resgates na terra e na água. Em fevereiro, participou de resgates de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG).
Os bombeiros vasculharam locais com acúmulo de lixo e galhos de árvores, até que encontraram o cão boiando, preso em galhos de árvores na marginal direita do rio, a aproximadamente 1,5 km do local em que havia submergido. O corpo do animal foi coletado da água e transportado até Içara.
Uma cerimônia de despedida está marcada para a segunda-feira (6), às 11h, no Garden Pet, crematório de animais, em São José, na Grande Florianópolis. As corporações, comandantes e treinadores também prestaram homenagens pelas redes sociais.
De acordo com a instituição, o soldado BM Luciano Rangel, tutor de Barney, está abalado com a morte do cão, e a corporação ofereceu apoio psicológico.
Por G1 SC.
Nesta tarde foi localizado o corpo do cão Barney, falecido em serviço no dia 03 Maio 2019. Neste difícil momento, registramos nosso profundo pesar e lamentamos esta irreparável perda para o Sd BM Rangel, binômio, e toda a comunidade de cinotécnia do CBMSC. Fiquem com Deus!!! pic.twitter.com/xA38hcmBfD
— Comandante Edupércio PRATTS (@EdupercioPratts) May 5, 2019