Notícia Hoje

‘Bolha de calor’ deve ‘cozinhar’ SC no fim de semana

Bolha de calor faz com que temperatura chegue aos 40ºC.

Uma bolha de calor escaldante deve tomar conta de Santa Catarina neste fim de semana. De acordo com a Defesa Civil do Estado, em previsão divulgada nesta sexta-feira (22), as temperaturas podem alcançar próximo aos 40°C neste sábado (23).

Publicidade

De acordo com a pasta, no sábado, o dia começa com céu claro, mas durante a tarde e à noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades atmosféricas cria condições propícias para a ocorrência de chuvas intensas em todo o estado. A maior probabilidade de chuvas é do centro e leste de Santa Catarina.

O risco de ocorrências, como danos em telhados, quedas de galhos e árvores, problemas na rede elétrica e inundações localizadas, varia de baixo a moderado.

Bolha de calor

Confira a temperatura por região para este sábado por conta da bolha de calor:

Litoral Norte: 17°C/33°C

Planalto Norte: 14°C/35°C

Grande Florianópolis Litorânea: 16°C/32°C

Grande Florianópolis Serrana: 16°C/32°C

Vale do Itajaí: 15°C/34°C

Litoral Sul: 17°C/32°C

Planalto Sul: 14°C/32°C

Meio-Oeste: 14°C/36°C

Oeste: 17°C/36°C

Extremo Oeste: 19°C/39°C.

A frente fria

Já no domingo (24) uma frente fria oceânica alterará os padrões de vento e temperatura ao longo do Litoral Sul e da costa de Santa Catarina. Nessas regiões, os ventos mudarão de direção, passando a soprar do quadrante sul, com rajadas atingindo até 55 km/h.

De acordo com a Defesa Civil, isso resultará em uma queda significativa nas temperaturas em comparação com os dias anteriores, com as máximas variando entre 22°C e 25°C.

Nas demais áreas do estado, o calor se intensificará, com temperaturas máximas superiores a 33°C. Os termômetros podem chegar a 39°C no trecho entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte e até 40°C no Extremo Oeste.

Em todas as áreas que fazem divisa com o estado do Rio Grande do Sul, existe a possibilidade de chuvas isoladas entre a tarde e à noite.

No Litoral Sul, é importante mencionar que a chuva pode ser mais intensa e volumosa, o que aumenta a probabilidade de transtornos como alagamentos e enxurradas. Para essas ocorrências, o risco é considerado moderado.

 

Sair da versão mobile