Blumenau tem dois casos positivos do novo coronavírus, o Covid-19. A confirmação foi feita pela prefeitura às 11h30 desta sexta-feira (20), por meio de um comunicado via rede social.
Esses números ainda não entraram oficialmente na contagem do governo do Estado, que anunciou 28 casos confirmados em Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (20).
Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, os pacientes são uma mulher de 29 e um homem de 72 anos. Ambos estão internados e precisaram de atendimento em leito de UTI.
“Eles não fizeram viagens internacionais, mas estiveram em outros locais do Brasil”, afirmou o prefeito. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, os dois pacientes nunca tiveram contato um com o outro.
Os exames deles foram feitos em um laboratório particular que atende aos critérios do Ministério da Saúde. De acordo com Mário, as amostras serão enviadas ao Lacen para contraprova.
Quando este resultado chegar, os casos passam a entrar na conta do governo do Estado.
De acordo com o prefeito, a decisão de recorrer à rede privada tem por objetivo dar celeridade ao processo. Isso porque a alta demanda no laboratório do Estado tem gerado demora nos resultados.
Mário argumenta que para tomar as decisões sobre como conter o vírus precisa de informações e, sem resposta quanto às amostras coletadas, fica difícil definir as próximas ações.
Controle de acesso à cidade
O prefeito Mário Hildebrandt disse que estuda formas de monitorar os acessos à cidade. Porém, reconheceu se tratar de um grande desafio, pois são ao menos 57 pontos de entrada e saída em Blumenau.
A partir desta sexta-feira (20), quatro carros de som vão percorrer a cidade orientando os moradores para que não deixem suas casas. A medida visa reduzir o risco de transmissão do vírus.
Com informações ND Online