Notícia Hoje

Beber água durante as refeições pode ser a causa dos seus gases

Você é do time que só faz uma refeição se for acompanhada de um copo d’água ou outro líquido? Pois considere parar! É um hábito muito comum beber água durante as refeições justamente para “ajudar” na deglutição (ato de engolir alimentos). Porém, a prática pode causar uma série de problemas de saúde.

Por que não devemos beber água durante as refeições

Em vídeo, a nutricionista Thaisa Leal explica que o consumir líquidos enquanto se come pode diluir o suco gástrico e as enzimas essenciais para a digestão eficaz dos alimentos.

Publicidade

Essa diluição pode levar a problemas como dificuldade na digestão, gases, estufamento e azia, além de diminuir a absorção dos nutrientes dos alimentos.

Leal também observa que beber líquidos em excesso durante as refeições pode causar uma sensação de saciedade precoce, levando a uma menor ingestão de alimentos e, portanto, à ingestão de menos calorias e nutrientes.

Ela destaca que para aqueles que buscam ganhar peso, evitar bebidas durante as refeições é crucial para garantir um maior volume de comida consumido.

Além disso, para pessoas com problemas de refluxo, a ingestão de líquidos pode aumentar a pressão no esôfago e contribuir para o refluxo ácido.

agua

Qual o consumo ideal de água durante as refeições?

A nutricionista aconselha limitar o consumo de água e outras bebidas durante as refeições a no máximo 200 ml e optar por líquidos com baixo índice glicêmico (como água com um pouco de limão ou sucos naturais diluídos).

 

Sair da versão mobile